Diego Ortiz
Existem algumas motocicletas que oferecem tantos recursos tecnológicos que podem ser consideradas “sedãs de luxo em duas rodas”. É o caso da VFR 1200X Crosstourer, japonesa que a Honda vende no Brasil com tabela de R$ 79.900.
Impecável em aspectos técnicos, essa moto esbanja conforto e desempenho, além de chamar muito a atenção nas ruas. Seu visual, aliás, pouco mudou em relação ao modelo conceitual mostrado durante o Salão de Milão (Itália) de 2010.
Na Crosstourer a posição para quem pilota é perfeita – dá para ficar bem encaixado no tanque de gasolina, de 21,5 litros. A distância do assento para o chão, embora não seja pequena, permite que pessoas de estatura mediana a conduzam com certa facilidade – pena que ela seja muito pesada.
A ergonomia é excelente. Todos os comandos estão à mão e os botões têm formato anatômico. A única ressalva é o acionamento do freio ABS. Como o recurso fica longe do manete, para pressioná-lo é preciso usar a pontinha dos dedos.
O motor de quatro cilindros em V e 1.236,7 cm3 foi amansado em relação à VFR esportiva e gera 129,2 cv, ante os 172,7 cv da versão “nervosa”. Como o torque praticamente foi mantido (baixou de 13,2 mkgf para 12,8 mkgf), a Crosstourer tem muita força em arrancadas e retomadas. Em velocidade de cruzeiro (120 km/h), o conta-giros marca 3.100 rpm e a vibração é quase nula.
O câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas faz trocas de forma rápida e suave. No modo Drive (dirigir), a condução é muito confortável e, no Sport, a rotação do motor se eleva rapidamente e a moto ganha muito entusiasmo. Isso é bom para arrancar em semáforos e aproveitar brechas no trânsito.
Há ainda o modo manual, no qual as trocas são feitas por meio de botões no manete esquerdo. Mas a graça está em usar o câmbio no automático.