Imagine uma releitura moderna de algo retrô, mas sem perder a essência do aspecto antigo. O que soa confuso, em um primeiro momento, é o que desfila todo esse estilo que está nas fotos, a Triumph Street Twin, que chegou ao Brasil por R$ 36.500 e combina características de custom e cafe racer.
Seu motor de 900 cm³ é mais esperto que o 865 cm³ da “Bonne” T100. Ele tem dois cilindros paralelos, é refrigerado a líquido e gera 55 cv e 8,2 mkgf. Não são números impressionantes para uma “novecentas”, mas suficientes para fazer ultrapassagens seguras e passear “cortando” o vento com dignidade. Já o câmbio de cinco marchas pede mais uma em alta rotação.
Entre os pontos positivos, esse motor não esquenta muito, como o de sua rival, Ducati Scrambler. Por isso, ele não incomoda o piloto quando é preciso ficar parado em engarrafamentos, por exemplo.
Compacta, com 78 cm de largura, a Street Twin é boa para rodar nos grandes centros urbanos, passando entre os carros com facilidade. A posição de pilotagem também é ótima.
O chassi de treliça tubular dá uma grande rigidez e leveza à moto, que agora tem apenas 198 kg. Durante a avaliação, ao parar no semáforo, o asfalto cedeu para o lado, a moto tombou e foi possível levantar o modelo só no braço e perna sem cair, algo que seria difícil em outro modelo desse porte.
Na suspensão, apesar do amortecimento duplo na traseira, a moto bate seco em buracos, o que acaba gerando muito retorno na frente – que tem garfos Kayaba bem macios. Com isso, ao passar num buraco durante uma curva, ela perde um pouco a estabilidade. Já a densidade do assento, de intermediária para macia, é perfeita para cidade, mas cansa em viagens mais longas.