Ducati 848 fica mais potente

Por 25 de jul, 2010 · 3m de leitura.
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Leandro Alvares

Uma moto com aptidão para competição feita para rodar nas pistas e nas ruas. Essa é a proposta da Ducati 848, que acaba de ganhar uma versão ainda mais apimentada. Batizada de 848 EVO, a superesportiva apresentada nesta semana ficou mais forte. Seu motor de dois cilindros em “L” e 849,4 cm3 ganhou 6 cv a mais, gerando 140 cv a 10.500 rpm, segundo dados da fabricante. O torque também impressiona para uma moto: 10 mkgf a 9.750 rpm.

Com peso de 168 kg, o mesmo da versão anterior, o modelo também evoluiu no sistema de freios, que traz uma nova pinça monobloco da marca Brembo feita de alumínio. Na dianteira, quatro pistões seguram os discos de 320 mm. Atrás, são dois pistões e discos de 245 mm. Assim como a irmã maior, a Ducati 1198, a EVO dispõe de quadro de treliça, amortecedor de direção, suspensão traseira do tipo monobraço e saída dos escapamentos por baixo do assento. As rodas possuem cinco raios em formato de “Y”, para reduzir o peso.


O chassi do tipo multitubular foi desenvolvido em conjunto com a Ducati Corse, divisão de competição da montadora, com tubos de 34 mm de diâmetro e 1,5 mm de espessura. O painel de instrumentos digital é iluminado por LEDs e marca inclusive o tempo de volta em um circuito. Nele, é possível adaptar o Ducati Data Analyser (DDA), sistema de telemetria com o qual se pode obter dados de aceleração e velocidade do modelo.

Representada no País pelo Grupo Imocx, a Ducati não tem previsão de trazer a 848 EVO para o Brasil. O próprio preço do modelo na Europa, onde começa a ser vendido em agosto, ainda não foi revelado. Se a foto deste post não lhe satisfaz, veja este vídeo.