A Ducati apresentou no Brasil sua esportiva média, a 959 Panigale, que chegara às lojas em janeiro de 2017, mas já está disponível para pré-venda por R$ 62.900.
O modelo, que fica abaixo da 1299 Panigale, tem motor bicilíndrico em L de 955 cm³ com maior curso de pistão que sua antecessora, a 899 Panigale – que nunca chegou ao País . Ela entrega 157 cv e 10,9 mkgf, o que representa uma melhora de 6% na potência e 8% no torque. A mudança foi realizada para atender os próximos níveis de emissões de poluentes daqui e da Europa, que são bem semelhantes. O câmbio é de seis marchas.
Visualmente ela não se distingue da 899, apenas recebeu pequenas reestilizações nas carenagens laterais, faróis e lanterna, para ficar mais próxima das linhas da irmã maior. Entre os itens oferecidos na 959 Panigale estão o controle de tração (DTC), freios ABS, controle eletrônico do freio motor e quick-shift, que permite “subir” as marchas sem usar a embreagem ou fechar o acelerador.
Há ainda três modos de condução: Corrida, Sport e Wet. Nos dois primeiros a potência é mantida em 157 cv, com diferença na abertura do acelerador, mudando a entrega de potência. No terceiro, apenas 100 cv estão disponíveis. Além de alterar a entrega de potência, os modos de condução mudam a intervenção do controle de tração (DTC), do freio motor do propulsor (EBC) e a atuação do sistema de ABS nos freios. O modelo oferece ainda a possibilidade de desligar ABS, EBC e DTC.
Salão do Automóvel. A primeira aparição da 959 Panigale para o público será durante o Salão do Automóvel de São Paulo, de 10 a 20 de novembro, no São Paulo Expo. O modelo estará na área chamada Espaço dos Desejos, dividindo lugar com o lançamento do Maserati Levante – primeiro SUV da marca italiana – o sedã elétrico Tesla e modelos da Ferrari e Lamborghini.