O projetista da Monster, esportiva da Ducati lançada em 1993, Miguel Galluzzi, disse à época: “Tudo que você precisa é de um banco, tanque, motor, duas rodas e um guidom.” A filosofia do “menos é mais” continua viva após 25 anos, como é possível conferir na nova 797. Modelo de entrada da marca italiana, a moto montada em Manaus está chegando às concessionárias do País por R$ 39.990.
Sem controle de tração e opções de modos de condução, a única “ajuda” disponível na 797 são os freios ABS, que não podem ser desligados. O novo modelo também marca a volta do motor refrigerado a ar à família Monster.
O dois-cilindros de 803 cm³ é o mesmo da Scrambler, mas gera 75 cv (2 cv a mais) e 7 mkgf. Na prática, há boa entrega de torque em baixo regime de rotação. Isso faz da Monster 797 uma ótima opção para a cidade e circuitos travados.
Em retas e com garupa, é preciso fazer constantes mudanças de marcha para obter a melhor resposta. O câmbio de seis velocidades tem engates curtos e poderia ser mais preciso.
Ciclística e ergonomia são virtudes da Monster
A ciclística dessa Ducati agrada. Com 193 kg, a moto é ágil graças também ao entre-eixos curto. O quadro em forma de treliça garante boa rigidez e, por ser pintado de vermelho, dá um toque especial à moto.
A ergonomia é um ponto forte. A posição de guiar é boa, o guidom não é largo e a distância das pedaleiras oferece um meio-termo entre esportividade e conforto no uso diário.
O resultado é que, mesmo em longos trechos a Ducati não cansa os ocupantes. O porém é que não há alças de apoio para o garupa.
A suspensão dianteira sem ajustes, da marca Kayaba, e a traseira, da Sachs e com regulagem só de pré-carga na mola, deixa claro que a 797 é um modelo de entrada. Os dois sistemas são adequados à moto.
Os freios são a disco. O dianteiro, duplo, tem 320 mm, é da Brembo e atua de forma eficiente. Atrás, o disco simples de 245 mm apresenta fadiga se for exigido intensamente.
O painel de instrumentos digital é simples. A favor, é fácil de ler e traz os principais dados e funções da moto.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido : R$ 39.990
Motor : 803 cm³, 2 cil., 4V, a gasolina
Potência : 75 cv a 8.250 rpm
Torque : 7 mkgf a 5.750 rpm
Câmbio : 6 marchas
Peso : 193 kg
PRÓS E CONTRAS
Prós: CICLÍSTICA. Bem acertada, moto garante boa agilidade no uso urbano e em circuitos “travados”.
Contras: CÂMBIO. Caixa de seis velocidades tem engates curtos, mas poderia ser um pouco mais precisa.