A Ducati está iniciando a pré-venda no País da 1299 Superleggera, uma série limitada de 500 unidades baseada na 1299 Panigale e que foi apresentada durante o Salão de Milão, em novembro. Serão três unidades pela “bagatela” de R$ 550 mil cada uma, com previsão de entrega para agosto.
O modelo que mantém o visual da superbike de topo da marca italiana tem uma série de modificações para torná-la a mais potente e leve moto de rua já produzida pela Ducati. Entre as alterações estão o uso de fibra de carbono, como nos protótipos de MotoGP, na construção do quadro, balança traseira, rodas e carenagem. Até a substituição da bateria convencional por uma de íons de lítio, para reduzir o peso. Com isso, a Superleggera é 23,5 kg mais leve em comparação com a 1299 Panigale.
Seu motor dois cilindros de 1.285 cm³ entrega 215 cv a 11 mil rpm. São 10 cv a mais que o mesmo propulsor na Panigale. Entre as modificações para esse aumento de potência estão camisa dos cilindros de alumínio, virabrequim com contrapesos de tungstênio, bielas e válvulas de admissão e exaustão de titânio (na Panigale apenas as de admissão são), cabeçote retrabalhado e escapamento completo Akrapovic de titânio.
A eletrônica do modelo é composta por controles de tração, wheeling, de largada, de derrapagem controlada (powerslide) e do freio-motor do propulsor. Há ainda freios ABS de curva, que mantém a trajetória mesmo com a moto inclinada.
Os freios e a suspensão também foram revistos. No conjunto de freio da Brembo há uma nova bomba para a pinça radial dianteira e novas pastilhas com maior capacidade de fricção. A suspensão dianteira e o amortecedor traseiro com mola de titânio são Öhlins, ambos com ajuste de pré-carga, compressão e retorno, mas tudo manual.