Uma motocicleta com belas linhas e que é muito mais do que aparenta. Assim pode ser definida a naked BMW S 1000 R. Importada da Alemanha, chega ao mercado brasileiro com preço de R$ 67.900 e a missão de provar que não é uma simples versão sem carenagem da RR.
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++ BMW S 1000 R tem data de estreia
A S 1000 R é, sim, baseada na esportiva, mas trouxe alterações que resultaram em melhorias ao rodar. Entre elas estão mudanças na posição do guidom e no ângulo do cáster, o que se traduz em mais conforto para o piloto.
Como ocorre com outros modelos derivados de esportivas, este mantém o motor – um quatro-cilindros de 999 cm³ -, mas com potência reduzida. Agora, entrega 160 cv, em vez dos 193 cv da RR.
O torque se manteve em 11,4 mkgf, mas surge a 11 mil rpm. Na versão carenada, a força máxima chega às 13 mil rpm. Isso melhorou as respostas em baixas rotações.
Assim, o motor oferece a esportividade que se espera de um quatro-cilindros e, ao mesmo tempo, boas retomadas. A 60 km/h, na sexta e última marcha do câmbio, ela ganha velocidade sem perder fôlego.
E por falar em transmissão, de série há o quick-shift, um sistema que permite subir marchas sem usar a embreagem. Os engates são curtos e bastante precisos. Ante a RR, as relações de quinta e sexta marchas foram alongadas para reduzir as vibrações.
A S 1000 R oferece ainda manoplas aquecidas e controle de tração. A suspensão ativa é regulada eletronicamente em três níveis – macio, normal e duro -, por meio de um botão no punho esquerdo. Além disso, há quatro modos de condução, que vão do confortável, no qual a moto fica mais mansa, até o chamado de “Sport Pro”, que desabilita o sistema antitravamento do freio traseiro – este é para uso em pista e com pneus de competição.
Os freios a disco são duplos na frente (com 320 mm cada) e simples atrás (220 mm). A posição de pilotagem, com a coluna mais ereta, permite percorrer longos trechos sem sentir dores nas costas. Para o garupa, o espaço é tão reduzido quanto na RR.
A moto é fácil de manobrar e esterçar, inclusive em baixa velocidade. Já os freios têm poder exagerado até mesmo para um conjunto mecânico tão forte quanto o deste modelo.
Preço sugerido: R$ 67.900
Motor: 999 cm³, 4 cil., gasolina
Potência: 160 cv a 11.000 rpm
Torque: 11,4 mkgf a 9.250 rpm
Câmbio: 6 marchas
+PRÓS – Motor/Câmbio
Motor responde bem em qualquer situação. Câmbio tem engates fáceis
+CONTRAS – Tabela
O preço da S 1000 R condiz com sua tecnologia, mas é muito maior que o das rivais