FXDR 114 é nova custom estilosa da Harley-Davidson

Nova Harley-Davidson substitui antiga V-Rod e tem motor V2 de 1.900 cm³ e visual clássico

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Custom recém lançada tem motor V2 e pesa 303 quilos Foto: Harley-Davidson/Divulgação

A Harley-Davidson acaba de apresentar a inédita FXDR 114. O modelo faz parte da linha Softail, tem estilo esportivo e ocupará a vaga da V-Rod, que deixou de ser feita em 2017. A novidade é uma das 100 estreias que a marca lançará até 2027.

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Além do chassi da Softail, a nova moto traz o motor Milwaukee-Eight 114, o maior da marca. Trata-se de um V2 com arrefecimento misto (ar e líquido) de 1.868 cm³ e 16,5 mkgf (a Harley não revela a potência). O câmbio tem seis velocidades.

Para deixar a moto o mais leve possível, os engenheiros desenvolveram uma balança de alumínio na roda traseira. Essa peça pesa 5 kg a menos que a feita de aço.

O metal leve foi utilizado ainda nas rodas e subchassi, resultando na redução de 3 kg. Como os para-lamas também são feitos de material leve, o peso da FXDR 114 em ordem de marcha é de 303 kg.

Se por um lado há itens com visual discreto, outros são feitos para chamar (muito) a atenção. É o caso do enorme filtro de ar do motor e do escapamento duplo, que além de ser mais largo na ponta, tem formato retangular.

O banco serve apenas ao piloto. Com isso, o visual da moto ficou mais limpo e a rabeta, bem curta.
O formato do guidom lembra o de modelos de arrancada. O conjunto tem dois semiguidões virados para cima e fixados na ponta das bengalas de suspensão.

Sem a ligação central da mesa ocupando espaço, foi possível adotar um painel digital minimalista. Além disso, faróis e luzes das setas e das lanternas são de LEDs.

Harley é boa de guiar

A posição dos pedais, apoios para os pés e escapamento é elevada. O resultado, segundo informações da Harley-Davidson, é que a FXDR 114 tem os melhores ângulos de inclinação da linha Softail. São 32,6° para a esquerda e 32,8° para a direita.

A roda dianteira, de 19 polegadas, é calçada com um pneu de 120 mm. Na traseira, em outra clara inspiração nas motos de arrancada, a roda de 18” recebeu um pneu de 240 mm.

Os freios, com antitravamento ABS, são a disco. Na frente o sistema é duplo de 300 mm e atrás, simples de 292 mm.

A suspensão traseira é do tipo monoamortecida. O conjunto fica instalado sob o banco e traz reservatório externo de óleo para o ajuste de pré-carga. Na dianteira, o sistema é do tipo invertido e tem cartuchos simples.


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