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Honda Africa Twin é cria do rally Dakar
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Honda Africa Twin é cria do rally Dakar

Nova geração do modelo chegará no segundo semestre com mais tecnologia por R$ 80 mil

20 de jan, 2016 · 5 minutos de leitura.

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 Honda Africa Twin é cria do rally Dakar

O Mundial de Endurance e a MotoGP são categorias que costumam servir de laboratório para o desenvolvimento de carros e motos, respectivamente. No caso do fora de estrada, o principal campo de pesquisa é o Rally Dakar, maior e mais difícil prova off-road do mundo, que, embora agora percorra a América do Sul, surgiu no continente africano. Foi lá que a Honda forjou a primeira geração da big trail Africa Twin. A segunda, que manteve a inspiração, chegará ao País no segundo semestre por cerca de R$ 80 mil.

Em sua estreia no Dakar, em 1986, a Honda levou o protótipo NXR 750V, com motor V2 de 749 cm³, 75 cv e autonomia para rodar 450 km. Entre os destaques estava a suspensão monoamortecida atrás, que, além de melhorar o comportamento da moto, exige menos esforço do piloto.

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Tamanha evolução rendeu à marca quatro vitórias seguidas – primeira para uma moto com motor refrigerada a água.
Dois anos depois, com o bom resultado na competição, a Honda lançou a XRV 650 Africa Twin, versão de rua com motor V2 de 649 cm³ e 57 cv e câmbio de cinco marchas.

Em 1990, a moto foi renovada e ganhou um V2 de 750 cm³ e 62 cv. O modelo também recebeu para-brisa maior e freio com discos duplos na frente. O peso, de 185 kg, foi mantido. Apartir daí, a Africa Twin trouxe só atualizações visuais, até sair de linha, em 2002.

O retorno.Como não tinha uma substituta à altura da big trail durante esse período, a Honda criou a Varadero. Com motor bicilíndrico de 1.000 cm³, ela não tinha real capacidade off-road.
Em 2013, a marca voltou a disputar o Dakar com time próprio. E iniciou o desenvolvimento de um modelo nos moldes da Africa Twin original.


No Salão de Milão (Itália) de 2014 a fabricante apresentou a CRF1000L Africa Twin. Além do mesmo espírito do modelo original, a novidade traz várias tecnologias atuais.

Entre os destaques estão freios ABS, controle de tração e três modos de condução, que alteram a entrega de potência. Outra inovação são as suspensões invertidas na frente e com ajustes de compressão, retorno e pré-carga na frente e atrás. Em vez de motor V2, a nova big trail traz um dois cilindros em linha de 998 cm³ e 95 cv.

No Brasil, onde será vendida pela primeira vez, a Africa Twin será montada em sistema CKD (com peças importadas) em versão praticamente completa. Essa traz faróis, piscas e lanternas de LEDs. O único item que não será oferecido aqui é o câmbio automatizado de dupla embreagem.


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