Honda Bros fica mais ágil com motor 160 cm³

A partir de R$ 9.350, trail traz renovação no visual; freio a disco na frente passa a ser item de série

Por 19 de nov, 2014 · 4m de leitura.
Visual da Bros ficou mais semelhante ao da "irmã" maior, a CRF 250L

O momento não é dos melhores para o mercado de motos de baixa cilindrada, cujas vendas no País estão em queda, na comparação com 2013. Ainda assim, a Honda manteve seu cronograma de novidades e, depois da CG 150 Titan com freios combinados, lançará no fim do mês a nova geração da Bros. O modelo ganhou motor de 160 cm3, além de mudanças no visual e chassi.

São duas versões: ESD, que traz freio a disco na dianteira, e ESDD, com o sistema nas duas rodas. Os preços sugeridos são de R$ 9.350 e R$ 9.650, respectivamente. A versão mais simples só estará nas autorizadas do País no ano que vem.


Apesar de ser novo, o chassi tem dimensões próximas às da 150, mantendo assim a posição de guiar confortável. Novos também são o painel digital, que está mais fácil de ler, além da carenagem e da cobertura do farol, que remetem à trail CRF 250L.

MOTOR. Com tecnologia flexível, assim como o anterior, o novo propulsor, que atende o Promot4, próxima fase do programa que regula os níveis de emissões de gases para motos no Brasil, ganhou potência e torque. Por causa das regras ambientais, a Bros recebeu catalisador com durabilidade maior, e “recirculador” de gases no escape, cuja função é deixar as respostas mais ágeis em retomadas.


Agora são 14,7 cv e 1,6 mkgf com etanol, um acréscimo de 0,7 tanto no torque quanto na potência. O ganho pode parecer pequeno, mas resultou em melhorias nas arrancadas, pois a força vem às 5.500 rpm – antes, era entregue a 6.000 rpm. O câmbio de cinco marchas manteve os engates fáceis.

O maior trunfo da Bros é sua versatilidade. Com curso de 180 mm na dianteira e 150 mm na traseira, as suspensões absorvem com eficiência as irregularidades do solo, seja na cidade ou no fora de estrada. O freio a disco, além de reduzir o risco de travamento das rodas, garante frenagens bem mais eficientes.


Preço sugerido (versão ESDD)
R$ 9.650

Motor
162,7 cm³, um cilindro, flexível

Câmbio
5 marchas


Potência (cv)*
14,7 a 8.500 rpm

Torque (mkgf)*
1,6 5.500 rpm

* dados com etanol


Prós

MOTOR
Mais forte e potente que o anterior, promove melhores arrancadas e acelerações.

Contras


PREÇO
Tabela é compatível com as rivais, mas, para um modelo urbano, é muito “salgada”.