Honda CB 300R 2015 chega às lojas

Entre os destaques da motocicleta estão as novas rodas de liga leve de 17" na cor dourada

Por 17 de out, 2014 · 4m de leitura.
Honda CB 300R 2015 chega às concessionárias com rodas douradas de 17 polegadas

A Honda lançou a CB 300R versão 2015, modelo street que chega com tabela partindo de R$ 12.140. Entre os destaques da motocicleta estão as novas rodas de liga leve na cor dourada e os adesivos com o grafismo inspirado no visual do Team HRC (Honda Racing Corporation).O conjunto mecânico de exatos 291,6 cm³, arrefecido a ar, tem 26,73 cv quando usa etanol a 7.500 rpm e torque de 2,86 mkgf.

Lançada em 2009, a CB 300R 2015 tem chassi do tipo berço semiduplo e a suspensão dianteira é composta por garfo telescópio de 130 mm de curso. As rodas de alumínio de 17 polegadas contam com cinco raios e os freios são a disco. A versão Standard (branca) tem tabela de R$ 12.290 e a topo, com sistema de freios combinados e anti-travamento (C-ABS), R$ 13.840.


Segurança. A obrigatoriedade do ABS nas motos está bem distante da realidade, embora os freios antitravamento sejam oferecidos como opcionais em alguns modelos. Segundo especialistas, o alto preço é o principal empecilho para a popularização desse equipamento de segurança. Instrutor chefe do curso de pilotagem da Triumph, Pablo Berardi diz que o acesso ao ABS em motos no Brasil é bastante restrito. De acordo com ele, o consumidor nem sempre está disposto a pagar. Na superesportiva Kawasaki Z1000, por exemplo, o ABS tem preço de R$ 4 mil. Um sistema mais em conta é o que modula a força empregada nos freios dianteiro e traseiro, aumentando a eficiência da frenagem. Batizado pela Honda de C-ABS, custa R$ 1.700 nas motos da marca.

O gerente de vendas e marketing da Bosch – que fabrica sistemas de ABS -, Carlo Gibran, diz que 60% dos acidentes com motos no País envolvem frenagens de emergência. De acordo com o executivo, as fabricantes já podem escolher se querem o sistema de um ou dois canais (ou rodas). O dispositivo mais simples custa menos, embora ainda assim seja caro. Na Europa, a legislação está mais avançada. O sistema que evita o travamento das rodas em frenagens será obrigatório para motos a partir de 2016.