A Honda reestilizou toda a “família” CB 500 na linha 2017. As atualizações mais notáveis foram aplicadas à naked (sem carenagem) CB 500F, cuja tabela parte de R$ 26 mil e, com adição de freios ABS, vai a R$ 28 mil.
Feita em Manaus, a moto ganhou linhas mais agressivas, que passam a impressão de que seu porte é maior. Novos também são o escapamento e as pinças de freio, além de faróis e lanterna de LEDs – a adoção do sistema melhorou muito a visibilidade na condução noturna. A capacidade do tanque de gasolina aumento 1 litro e agora é de 16,7 litros.
Outras novidades são os ajustes de pré-carga da mola na suspensão dianteira e de distância para o manete de freio. Até então, esses itens só estavam disponíveis em modelos mais caros, como a Honda CB 650F.
O motor de 471 cm3 recebeu filtro de carvão para ficar em conformidade com as novas regras de emissões de poluentes do Promot4. Isso não alterou nem a potência, de 50,4 cv, nem o torque, de 4,55 mkgf.
Como a força máxima está disponível desde rotações baixas, não é necessário ficar mudando de marcha para manter a agilidade. Dá para fazer ultrapassagens e manter a velocidade de cruzeiro com facilidade.
O pênalti desse motor é a vibração excessiva, que reverbera nas pedaleiras a ponto de amortecer os pés após longos trechos de pilotagem. O câmbio de seis marchas tem engates curtos e precisos.
A posição de guiar agrada, com o guidom na altura da cintura e as pernas levemente recuadas. O painel de instrumento tem iluminação azul e as informações são fáceis de ler.
Já o assento bipartido poderia ter espuma mais firme e ser um pouco maior para o garupa, que sofre com a falta de espaço.
A suspensão da frente, que agora pode ser minimamente regulada, transmite mais confiança em curvas. A de trás trabalha bem para filtrar impactos contra a coluna.
O funcionamento dos freios não teve grandes mudanças. Garante estabilidade e permite parar a moto com segurança.
PRÓS E CONTRAS
PRÓS: PILOTAGEM. Na opção mais mansa da família, bom torque é entregue de maneira dócil e posição de guiar agrada.
CONTRAS: VIBRAÇÃO.Vibração excessiva do motor chega às pedaleiras e causa até amortecimento dos pés.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido (com ABS): R$ 28.000
Motor: 471 cm³, 2 cil., a gasolina
Potência (cv): 50,4 a 8.500 rpm
Torque (mkgf): 4.55 a 7.000 rpm
Câmbio: Seis marchas