A Honda iniciou às vendas da linha 650 com os modelos CB 650R e CBR 650R. Apresentadas no Salão Duas Rodas, em novembro do ano passado, os modelos tinha sido colocados em pré-venda no início do ano. Agora chegam às lojas para comercialização com preço convencional. A naked CB 650R chega por R$ 39.416 e a esportiva CBR 650R por R$ 41.080. Na pré-venda, os modelos foram oferecidos por R$ 37.900 e R$ 39.500, respectivamente.
Leia Mais
Nessa geração, as versões naked e carenada adotaram visuais distintos. A naked apostou em uma aparência semelhante à da CB 1000R, baseada no estilo “Neo Sports Cafe”. Já a carenada foi inspirada na irmã maior, a CBR 1000RR Fireblade. Ambas têm luzes de LEDs e um painel mais moderno com estilo “blackout”. Isso significa que ele tem fundo preto e gráficos na cor branca.
Na dianteira, elas têm uma nova suspensão, da Showa, com tubos de 41 mm de diâmetro, invertida, mas sem ajustes. Na traseira, a suspensão monoamortecida oferece apenas ajuste de pré-carga na mola. O Jornal do Carro já acelerou a naked e você confere aqui.
Motor menos potente que na Europa
O motor quatro cilindros de 650 cm³ teve mudanças na admissão e na exaustão e ganhou nova taxa de compressão aplicada. Segundo a Honda, isso aumentou o pico de potência em 5% acima das 10 mil rpm e melhorou o torque em regimes médios. A rotação total do motor foi elevada em 1.000 rpm, chegando às 12 mil rpm. A versão brasileira, por questões de emissões e ruídos, rende apenas 88 cv contra 95 cv da versão europeia.
A CB 650R chegará às lojas em três opções de cores: azul perolizado, vermelho e prata metálico. No caso da CBR 650R, ela será oferecida nas tonalidades vermelha com detalhes pretos e cinza metálica com detalhes laranjas.