Marcelo Fenerich
Frear bruscamente sem correr o risco de derrapar, seja nas retas ou em curvas, é o ponto forte da CBR 600 RR. Isso porque, com tabela de R$ 50 mil, a esportiva de média cilindrada da Honda agora pode vir com um sistema batizado de C-ABS, que balanceia a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira. A tecnologia possibilita manter a estabilidade e o controle da motocicleta, pois evita que a frente mergulhe e a traseira levante em caso de frenagens de emergência.
Completando o conjunto, na roda da frente a moto é equipada com dois discos flutuantes de 310 mm, com acionamento hidráulico. Na de trás, o único disco com diâmetro de 220 mm também tem acionamento hidráulico.
O motor de 599 cm3, com quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando no cabeçote, quatro tempos, é arrefecido a líquido. Segundo informações da fabricante, ele foi concebido com base nas tecnologias aplicadas aos modelos de competição. O propulsor tem potência máxima de 120 cv a 13.500 rpm e torque de 6,73 mkgf a 11.250 rpm. Traduzindo: proporciona respostas rápidas em qualquer faixa de rotação.
A carenagem frontal permite boa captação de ar, o que melhora a aerodinâmica e até o desempenho da moto. Há um sistema, denominado Ram Air, que capta e pressuriza o ar quando a motocicleta está em movimento. Isso proporciona ganho de potência, principalmente ao rodar em altas velocidades.
Na traseira, o escapamento 4 x 2 x 1, com saída sob a lanterna traseira, é leve e seu posicionamento gera melhor capacidade de inclinação nas curvas.