José Antonio Leme
Trail topo de linha da Honda, a CRF 250 L tem tabela de R$ 18.490 e traz a boa dirigibilidade como destaque. Importada da Tailândia, traz motor derivado do usado na CBR 250 R. O preço é “salgado” para o segmento. A trail de entrada da Honda, XRE, sai a R$ 14.990 e traz freios ABS ( que a CRF não tem), enquanto a Yamaha Lander tem tabela de R$ 12.290.
Sua maior aptidão está no uso na terra, em que comporta-se de maneira divertida. Porém, não é uma moto muito apropriada para longos trechos on-road, principalmente por ter banco liso e fino. Favorece a mobilidade que se espera na prática do off-road, mas traz pouco conforto. Para o garupa, não há alças de apoio.
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O quadro de aço do tipo duplo berço ajuda a melhorar a rigidez do conjunto e o guidom largo oferece posição confortável de pilotagem. Os pneus têm aderência reduzida no asfalto, mas vão muito bem na terra. As pedaleiras sem borracha maltratam os pés do piloto. O painel de instrumentos todo digital é de fácil leitura e tem muitas funções, mas não traz conta-giros.
As suspensões invertida na dianteira e monoamortecida na traseira são firmes para ajudar a manter a trajetória sem deixar de filtrar todas as imperfeições do solo. Os freios a disco duplo na frente e simples na traseira param a moto sem sustos. O motor monocilíndrico de 249 cm3 entrega potência em altos giros e tem 23 cv. O câmbio de seis marchas ajuda a explorar melhor o propulsor na cidade e em estradas.