Atualizar motores de modelos que estão em linha é uma prática comum no caso de carros, mas rara em motocicletas. Uma das poucas exceções é a NC 750X, que substitui, mas mantém o visual, da NC 700X. Montada em Manaus, a “nova” Honda parte de R$ 28.990.
Na prática, trata-se de um propulsor 1.5 do City “cortado ao meio” – os dois utilizam a mesma arquitetura – embora a marca não goste de tratá-lo assim. O bicilíndrico recebeu importantes novidades.
Com pistões de diâmetro maior que os anteriores, gera 2,3 cv e 0,5 mkgf a mais e teve o limite de giro ampliado em 400 rpm. Com isso, ficou “elástico” e aproveita bem o aumento de torque, perceptível principalmente em primeira marcha. E a adoção de balanceiros extras na parte traseira reduziu a vibração.
Outra alteração importante foi feita no painel de instrumentos. Agora, há informações de consumo de combustível (instantâneo e médio) e indicador de marcha engatada. Mas o conjunto é pequeno, o que prejudica a visualização.
A moto tem posição confortável de guiar e, como o tanque de gasolina foi mantido sob o banco (assim como na versão anterior), o espaço para guardar um capacete ou pequenos objetos foi preservado. E os manetes de freio e embreagem ganharam ajustes de distância.
As suspensões com 153 mm de curso na frente e 150 mm atrás absorvem com eficiência os impactos com asfalto ruim. Mas são insuficientes para encarar estradas de terra. As rodas de liga têm 17 polegadas e os freios com disco de 320 mm (dianteira) e 240 mm (traseira) dão conta do recado.