Você está lendo...
Honda renova as linhas 500 e 650 para 2019
Notícias

Honda renova as linhas 500 e 650 para 2019

Famílias CB 500 e CB 650 passaram por uma reestilização e receberam diversas novidades, incluindo a esportiva CBR 500R

06 de nov, 2018 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

cbr
Nova Honda CBR 500R
Crédito:Crédito: Arthur Caldeira/Estadão

A Honda apresentou no Salão de Motos de Milão sua linha média renovada. As famílias CB 500 e CB 650 passaram por uma reestilização e receberam diversas novidades para 2019.

Os três modelos de 500 cm³ – CB 500F, CB 500X e CBR 500R – já venderam mais de 75.000 unidades na Europa desde 2013. O sucesso motivou a Honda a atualizar o desenho das três versões. Adotando iluminação integral em LEDs, incluindo as luzes de direção, e linhas mais angulosas. Outra novidade das 500 é o painel LCD, com fundo preto. Ele mostra os giros do motor, a velocidade e um útil indicador de marchas – finalmente.

O motor de dois cilindros e 471 cm³ foi aprimorado para oferecer mais torque e potência entre 3.000 e 7.000 giros. Porém, a fabricante japonesa não revelou os números oficiais de desempenho dos modelos 2019. A embreagem também passa a contar com sistema deslizante, que reduz os trancos nas reduções de marchas.

Publicidade


Na parte ciclística, as motos ganharam uma nova suspensão traseira. Entretanto, a grande mudança foi na CB 500 X, que terá roda dianteira de 19 polegadas ao invés do aro 17. Uma alteração que condiz com a proposta de ser uma crossover aventureira.

Já nos modelos de quatro cilindros da família CB 650, as mudanças foram mais radicais. A naked CB 650F adotou o design Neo Sports Cafe. Espécie de releitura moderna das clássicas café racers, bem semelhante às linhas da recém-lançada CB 1000R. Além disso, recebeu suspensão invertida (upside-down) e pinças de freio radiais na dianteira. As novidades deixaram o modelo mais esportivo e fizeram a Honda mudar seu nome para CB 650R.


A versão carenada também passa a se chamar CBR 650R em função do novo design, que remete à CBR 1000RR, e às mudanças na parte ciclística.

O motor de quatro cilindros em linha, 649 cm³, DOHC e arrefecimento líquido, que equipa ambas as versões, ficou mais potente: produz 95 cv a 12.000 rpm contra os 88,5 cv a 11.000 giros das antigas versões “F”. Para controlar a potência extra, a Honda adotou controle de tração na CB 650R e na CBR 650R 2019. As motos também ganharam o novo e funcional painel digital.


Linha CB é sucesso de venda

Da mesma maneira que ocorre no Brasil, as linhas CB 650 e CB 500 são sucesso de vendas na Europa. “Os modelos representam 35% das vendas de motos de alta cilindrada da Honda no continente”, declarou o vice-presidente sênior da marca na Europa, Tom Gardner, ao justificar as atualizações na gama de média cilindrada.

Os modelos começam a ser vendidos na Europa no primeiro trimestre do ano que vem e devem ir para o Brasil, mas ainda não têm data definida. Tudo indica que o lançamento ocorra no Salão Duas Rodas 2019, que acontece no segundo semestre em São Paulo (SP).

Deixe sua opinião