A marca chinesa de motos Shineray foi condenada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) a pagar indenização a Honda por lançar dois modelos, a 150 MAX e 150 GY EXPLORER, que são cópias da CG Titan e da NXR Bros, respectivamente, no mercado nacional.
Na sentença, a Shineray foi obrigada a cessar a importação, comercialização, exibição, distribuição ou promoção das motos envolvidas no processo e da marca “Pro-link”, que é registrada pela Honda um sistema de suspensão desenvolvido e usado pela companhia japonesa desde a década de 1980 nos seus modelos trail, e que a companhia chinesa dizia que estava presente em suas motos.
A justiça deu causa a favor da Honda com sentença que obriga o pagamento de duas indenizações de R$ 31.520 por danos morais a Moto Honda da Amazônia e a Honda Motor Corporation. A Honda calcula que o prejuízo da companhia com as cópias chega a R$ 130 milhões.
Além dessas duas motos, a Shineray oferece no Brasil dois ciclomotores (50 cm³), a Jet+ e a Mind, que também guardam claras semelhanças com outros produtos da Honda, a Biz 150 e a Grom 125. Essa última não é vendida por aqui.
A Shineray não se manifestou sobre o caso, mas retirou do site da companhia as motos envolvidas no processo após o contato da reportagem.