A Kawasaki revelou a nova geração da sua superesportiva ZX-10R. O modelo foi apresentado comitantemente durante o Salão Duas Rodas, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo e na cidade de Barcelona, na Espanha.
Entre as mudanças feitas ao modelo, que não é uma nova geração, mas apenas uma atualização, estão melhorias na cabeça dos cilindro para optimizar a entrada de ar na câmara de combustão, além de mudanças nas aberturas da exaustão, que estão maiores. As válvulas do propulsor e o sistema de exaustão são feitos de titânio e o modelo recebeu também novo acelerador eletrônico e alívio de peso nas peças para redução de atrito dentro do bloco.
O modelo, que é o atual campeão do Mundial de Superbike (WSBK), também ganhou nova eletrônica, que inclui controle de tração e de largada, freios ABS com vários níveis, sistema de regulagem do freio-motor e quick shifter, que permite ‘subir’ marchas sem usar a embreagem.
A parte estrutural também foi revisada. No chassi foram feitas pequenas mudanças, enquanto a balança da suspensão traseira é nova, bem como a dianteira, que agora traz garfos da Showa com ajuste a gás e amortecedor de direção eletrônico da Öhlins.
Mesmo com todas essas mudanças, a potência se mantém em 200 cv, podendo chegar a 210 cv com o sistema RAM Air, que força a admissão de ar no motor, sendo semelhante ao funcionamento de um turbo. O peso também mudou, agora são 206 kg, 5 kg a mais que antes das alterações.