A Kawasaki revelou a linha 2019 das Ninja ZX-10R SE e Z900 RS Cafe. A primeira tem novidades importantes na suspensão, que ganhou controle eletrônico e custa R$ 93.990. A segunda é novidade na gama e ostenta visual retrô por R$ 49.990.
+ Conheça a página do Jornal do Carro no Facebook
Na Ninja, as suspensões dianteira e traseira passam a trazer o sistema KECS, que adapta o amortecimento de acordo com as condições do piso e velocidade da motocicleta. Segundo a marca, o modelo tem mais controle na transferência de peso entre os eixos numa frenagem forte, por exmeplo.
Também são novas na linha 2019 as rodas de alumínio feitas em parceria com Marchesini. Mais leves, têm sete raios. Além delas, a motocicleta tem o sistema Quick Shifter, que dispensa o uso da embreagem em trocas de marcha.
Kawasaki Z900 RS Cafe
Nova na linha Kawasaki, a motocicleta tem inspiração na Z1 de 1972, com visual retrô. O modelo compartilha mecânica com a Z900 RS, como o motor de quatro cilindros e 948 cm³.
As suspensões usam garfo de 41 mm na frente, com dez ajustes de compressão e 12 de retorno, além de ajuste de pré-carga. Na traseira, o acerto é com um amortecedor. Segundo a Kawasaki, o ajuste tenta equilibrar conforto e esportividade.
Assim como a Z900RS, a Cafe tem controle de tração com dois modos de atuação. O sistema também pode ser desligado. O primeiro modo é de uso normal e monitora o comportamento da motocicleta, enquanto o segundo tem ação mais incisiva, para uso em chuva e pisos escorregadios. Ambos impedem que a moto empine mesmo com o comando do piloto.