De acordo com a mais famosa teoria do cientista britânico Charles Darwin, alguns indivíduos evoluem para dar origem a uma nova espécie, mais avançada. A Kawasaki Vulcan S se enquadra bem nesse cenário: é uma custom urbana aprimorada, com visual moderno que destoa do básico do segmento e tem aptidão para ir bem na cidade e na estrada. Montada em Manaus, a motocicleta parte de R$ 25.990 (sem freios ABS)
No visual, poucos cromados e muitas partes pintadas de preto dão um ar mais jovem e “malvado” ao modelo. O trem de força é o mesmo da naked Er-6n, mas em versão mais “mansa”.Bicilíndrico em paralelo, o motor gera 61 cv e 6,1 mkgf, com a vantagem de vibrar menos que um V2 (na Er-6n, são 72 cv e 6,5 mkgf).
Associado ao câmbio de seis marchas com bom escalonamento, esse motor permite à Vulcan S ser ágil em arrancadas e retomadas.Assim como o visual, o quesito ergonomia também é diferente do comum entre as custom. Confortável para rodar longos períodos, a moto tem guidom fixado em posição ideal. Por ser pouco aberto, não exige esforço dos braços.
Outro ponto positivo são as pedaleiras ajustáveis, que facilitam a tarefa de encontrar a posição ideal para os pés de pilotos com até 1,85 metro. Além disso, é fácil relaxar as pernas, pois o tanque é estreito próximo ao banco. O assento, aliás, é confortável para o piloto, mas diminuto e sem alças de apoio para o garupa.
Da ER-6n, a Vulcan S também herdou a suspensão traseira monoamortecida, que tem sete ajustes de pré-carga e absorve muito bem os impactos contra o piso. Na frente, a suspensão convencional vai bem, mas não surpreende.
O quadro do tipo diamante, que “abraça” o motor, melhora a pilotagem nas curvas ao proporcionar mais rigidez e reduzir oscilações. Os freios têm discos na frente e atrás – duplo de 30 cm e simples de 25 cm, respectivamente. A capacidade de frenagem é boa.
O painel de instrumentos traz visor com mostradores digital e analógico e boa visibilidade dos dados projetados. É também completo: traz hodômetros parcial e total e indicador de autonomia.Há ainda a função ECO, que mostra qual o melhor momento para trocar de marcha a fim de economizar combustível.