
A fabricante austríaca de motocicletas KTM mostrou, nesta semana, a linha 2014 do modelo 1190 Adventure com um inédito sistema de controle de estabilidade. A novidade desenvolvida em parceria com a Bosch é chamada de MSC, siglas para controle de estabilidade para motocicletas, em portugês. No Brasil, o recurso é utilizado desde 1996. O Chevrolet Vectra foi o primeiro carro nacional a contar com controle de estabilidade.
Segundo a marca, a grande novidade é o ABS que pode trabalhar mesmo em curvas. Os freios (dianteiro e traseiro) também funcionam em conjunto. Assim, o sistema consegue identificar a necessidade de frenagem no momento para cada eixo da moto. Ele também trabalha com o sistema de controle de tração e pode evitar a derrapagem em curvas da moto. Porém, a KTM diz que o sistema foi projetado para trabalhar em segundo plano e é incapaz de tirar a autonomia do condutor.
A produção da KTM 1190 com controle de estabilidade começa em dezembro. O preço da motocicleta vai de 13.995 a 20.900 euros, na Europa (algo em torno de R$ 63.475).
Confira abaixo o vídeo de divulgação da KTM que mostra como o MSC trabalha: