A KTM aproveitou o GP da Áustria de MotoGP para revelar sua nova motocicleta, a RC16, com a qual a marca irá competir pela primeira vez na história na categoria principal do campeonato de motovelocidade na temporada 2017.
O protótipo terá um motor V4 cuja capacidade cúbica não foi divulgada (tem que ficar entre 800 cm³ e 1000 cm³) e tem potência estimada em 270 cv. Assim como as rivais Honda, Yamaha, Ducati e Suzuki, o projeto da KTM abusa do uso de alumínio e fibra de carbono.
A equipe irá participar da última etapa de Valência, na Espanha, em 13 de novembro, como Wild Card, o famoso “café com leite”. A dupla de pilotos para a temporada 2017 já está definida com o finlandês Mika Kallio e o alemão Thomas Lüthi.
Como ocorre com as outras marcas, o protótipo utilizado na MotoGP não é nem perto de uma moto de rua, mas serve como laboratório de desenvolvimento de novas tecnologias para os modelos que circulam pelas estradas e pode ser o início para uma nova geração da esportiva RC8.