A Harley-Davidson apresentou a linha 2018 com uma das maiores mudanças da sua história – para os puristas, um choque de realidade. A empresa acabou a gama de motocicletas Dyna e fundiu os modelos dentro da gama Softail.
Isso significa que os modelos da linha Dyna, que tinham como característica motores não roletados e apoiados sobre coxins, deixam de ser produzidos e adotam as características da linha Softail, de motores roletados de funcionamento mais macio e gradual.
Além disso, há a mudança de cultura em que toda a linha Softail 2018 tem um novo quadro que reduziu o peso em 15 kg e, segundo a Harley, melhorou a dirigibilidade e a pilotagem. Existe ainda uma nova suspensão traseira monochoque fornecida, que fica escondida sob o banco, com ajuste por meio de um seletor na lateral próximo do motor.
Agora toda a linha Softail, que contava com os modelos Slim, Fat Boy, Heritage Classic, Deluxe e Breakout passa a contar com as ex-Dyna Fat Bob, Low Rider e Street Bob. O motor é um V2 de 1.753 cm³, ou para alguns modelos, a um de 1.868 cm³.
Todas as motos agora trazem faróis e DRL de LEDs, partida sem chave (Keyless) e entrada USB para carregamento. Outras novidades são novo painel de instrumentos, melhora no sistema elétrico e novos tanques de combustível.