Pouco mais de duas décadas após ser lançada, a Monster continua sendo celebrada como a moto que colocou a Ducati nos “trilhos”, salvando-a da falência. Avaliamos a versão 796, que é montada também em Manaus e vendida no Brasil por R$ 37.900.
Mais urbana das Ducati, trata-se da versão de entrada e única da família, que inclui a 821 e a 1200, oferecida no Brasil. Seu motor de dois cilindros em “L tem 803 cm³ e gera 87 cv de potência e 7,9 mkgf de torque. O câmbio é de seis marchas. Único auxílio eletrônico, os freios ABS são opcionais.
De estilo atemporal, a Monster mantém desde o seu lançamento, em 1992, farol redondo, quadro de treliça e roda traseira com balança monobraço à mostra. O pequeno defletor sobre o farol serve para desviar o vento do rosto do piloto.
Completam o visual as saídas duplas de escape. E dá para instalar uma cobertura no assento do garupa e deixar a Monster com um único lugar. O painel de instrumentos totalmente digital traz o básico e oferece boa leitura dos dados.
PILOTAGEM
Pilotar a Monster 796 é experimentar a essência das nakeds (nuas, sem carenagem), cuja principal característica é a facilidade de guiar aliada à farta oferta de torque em baixas e médias rotações. Na Ducati, a maneira como força e potência são entregues torna a pilotagem confortável.
O câmbio tem engates curtos e secos – a cada troca surge um ruído exagerado. A posição de guiar, muito avançada, força a coluna do piloto, o que incomoda após longos períodos sobre a moto, e os espelhos retrovisores são muito pequenos.
As suspensões trabalham bem, filtrando adequadamente os impactos com o piso. O único ajuste é para a pré-carga do amortecedor traseiro.
Os freios são duplos na dianteira, com discos de 320 mm, e simples atrás, com 245 mm. Quando exigidos, param a Monster 796 com eficiência.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido
R$ 37.900
Motor
803 cm³, 2 cilindros em “L”, 4V, gasolina
Potência (cv)
87 a 8.250 rpm
Torque (mkgf)
7,9 a 6.250 rpm
Câmbio
Seis marchas
PRÓS
Preço – Mesmo com o status de ser uma Ducati, tabela é próxima à de rivais como Yamaha MT-09 e Kawasaki Z800.
CONTRA
Conforto – Posição de guiar é muito avançada sobre o tanque de combustível, o que maltrata a coluna do piloto.