Os carros de passeio vêm ganhando uma série de assistentes eletrônicos que usam câmeras e sensores para evitar colisões, derrapagens e acidentes. Nas motocicletas, porém, recursos desse tipo ainda parecem uma realidade distante. A segurança do piloto depende principalmente de sua destreza e capacidade de reação.
Mas uma startup israelense promete melhorar isso. Ela criou um sistema de câmeras 360 graus que usa sinais luminosos para alertar o motociclista quando há risco de acidente iminente. Se a ideia em si não é sofisticada, implementá-la em uma motocicleta é bastante complexo. Isso porque o sistema precisa ser compacto e leve para não atrapalhar a condução.
Leia mais notícias no site Jornal do Carro
Há mais um desafio: cobrir todos os ângulos possíveis de um veículo tão estreito quanto uma moto. O comportamento dinâmico e os tipos de ameaça que podem surgir são completamente diferentes em uma moto e em um carro. Por isso, não dá para simplesmente aproveitar um sistema que foi criado para um automóvel.
Investimento
A proposta dessa startup, a Ride Vision, atende pela sigla CAT (de Tecnologia de Aversão à Colisão, em inglês) e acaba de receber um financiamento de US$ 2,5 milhões (cerca de R$ 12 milhões). A conferir o resultado!