O drama pela continuidade da marca inglesa de motos Norton chegou ao fim. A empresa, que estava sob administração judicial correndo risco de falência, foi comprada pela indiana TVS por 16 milhões de libras, cerca de R$ 100 milhões.
A empresa britânica tem 122 anos de existência e estava na sua “segunda vida”. Ela já havia sido fechada uma vez e voltou à vida na segunda década de 2000. “Norton se apresenta a nós com uma imensa oportunidade em escala global”, disse o diretor geral da TVS, Sudarshan Venu.
A ideia da TVS é ter a Norton, que trabalha com modelos de alta cilindrada, como uma marca premium do grupo. A TVS trabalha basicamente em motos de baixa cilindrada. Segundo o site indiano Car and Bike, a TVS irá manter as operações da Norton no Reino Unido, bem como o modelo de negócio da Norton.
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Quem é a TVS?
Listada no mercado de valores da Índia por US$ 1,8 bilhão, a TVS é uma das maiores fabricantes de motocicletas do país asiático. Ela era parceira da Suzuki para produção no território indiano. Ela foi a parceira da BMW na produção e desenvolvimento da linha 310. Tanto é que ela tem seu equivalente dos modelos da BMW, usando a mesma mecânica, mas com visual próprio.
No Brasil, é parceira da Dafra e oferecem a Apache 200 para a marca brasileira. Eles já eram parceiros da empresa desde 2009, quando era comercializada a primeira geração do modelo por aqui, a Apache 150. Nas duas gerações, a Street de apelo esportivo têm logotipos da empresa indiana espalhada pela moto apesar de ser oferecida como Dafra.