A nova Honda Sahara 300 resgatou o nome de uma famosa moto da década de 1990: a NX 350 Sahara. Além do nome, a nova Sahara 300 inspirou-se na proposta do modelo original, ou seja, ser uma motocicleta multiuso.
“A escolha do nome Sahara para batizar um novo modelo teve por objetivo resgatar a essência de uma moto multiuso, capaz de atender à diferentes perfis de usuários, que podem querer cruzar o Brasil de norte a sul, ou cumprir trajetos urbanos em grandes cidades, ou ainda, ambos os destinos, enfatizando a sua durabilidade e resistência”, afirma o gerente de Marketing da Honda Motos, Renato Carreira Cruz.
Inspirada nas motos Honda que venceram o famoso Rally Paris-Dakar entre 1986 e 1989, o nome Sahara foi sinônimo de motocicleta robusta e versátil nos anos 90. Com suspensões de longo curso, freios eficientes e o conforto aerodinâmico, proporcionado pela grande carenagem, a NX 350 Sahara virou um ícone entre os motociclistas daquela época que buscavam uma moto capaz de cumprir trajetos em estradas de qualquer tipo. Outra novidade, incorporada à NX 350 Sahara, foi a partida elétrica.
Mas, afinal, o que a nova Sahara 300 tem a ver com a Sahara 350? A nova Sahara 300 nasce sob o pilar da total versatilidade, preservando integralmente o espírito “Sahara”, ou seja, a proposta de ser uma moto para diversos tipos de uso.
Evolução da espécie
Claro que, após 30 anos, a nova Sahara preserva a proposta do modelo original, porém demonstra a evolução das motos aventureiras da Honda. “O principal foco na criação da Sahara 300 foi unir as características de versatilidade do lendário modelo do passado à tecnologia mais atual, desenvolvendo uma nova motocicleta enaltecendo as reconhecidas qualidades da família XRE”, esclarece o gerente de marketing da Honda Motos.
A Sahara 300 aposta em soluções técnicas inspiradas em elementos de reconhecida eficiência. Seu chassi deriva da Honda CRF 250F, uma moto off-road moderna e que já venceu quatro vezes consecutivas, a mais dura prova do off-road da América do Sul, o Rally dos Sertões.
Já seu motor deriva da CB 300F Twister, lançada há cerca de um ano. O monocilíndrico de 293,5 cm³ de capacidade tem comando simples no cabeçote (SOHC), com quatro válvulas, conta com a tecnologia FlexOne, que permite abastecer o tanque de 13,8 litros com gasolina ou etanol. Vale destacar que a Sahara 300 já atende ao Promot 5, a mais recente regra de emissão de poluentes nas motos.
Capaz de produzir 25,2 cv de potência máxima a 7.500 rpm, quando abastecido com etanol, o motor da nova Sahara 300 tem bom desempenho para pegar a estrada. Contudo, é o torque desde as baixas rotações, que atinge o máximo de 2,74 m.kgf a 5.750 rpm, produzido pelo motor SOHC, que proporciona uma resposta mais consistente do acelerador justamente na faixa de rotações utilizada mais frequentemente.
Assim como o modelo dos anos 90, a nova Sahara também conta com câmbio de seis marchas, porém com a novidade de uma embreagem, do tipo assistida e deslizante. Dessa forma, exige menor esforço para acionar a alavanca nas trocas, além de a embreagem deslizante proporcionar segurança nas reduções de marchas, evitando o travamento da roda traseira.
Segura e confortável
Além do moderno conjunto motor e câmbio, a nova Sahara 300 também traz suspensões robustas e de longo curso para enfrentar qualquer caminho com conforto e segurança – a exemplo do modelo da década de 1990. Equipada com garfo telescópico convencional na dianteira e uma balança de alumínio monoamortecida na traseira, nova trail de 300 cc da Honda conta com rodas raiadas e pneus de uso misto para rodar com segurança, seja no asfalto ou na terra.
Por falar em segurança, os freios são a disco nas duas rodas, como na antiga Sahara, porém ganharam a segurança do ABS de dois canais no novo modelo. Também conhecido como sistema de freio antitravamento, o ABS (Antilock Brake System) evita o travamento das rodas em frenagens de emergência ou em pisos escorregadios.
O lançamento da Honda ainda incorpora o inédito sistema Emergency Stop Signal. Trata-se de um alerta de frenagem de emergência que aciona automaticamente as luzes dos piscas em frenagens bruscas acima de 50 km/h. O objetivo é alertar os condutores de veículos que vêm atrás e evitar acidentes.
Para garantir o conforto do motociclista e do passageiro, a Sahara 300 conta com assento amplo com espuma de boa densidade. Ideal para quem roda bastante no dia a dia ou vai encarar uma longa viagem.
À sua frente, o piloto tem todas as informações sobre a moto no moderno painel digital do tipo black-out. Além de indicador de marcha e marcador de combustível, o painel ainda traz um computador de bordo, que informa o consumo e a autonomia da Sahara 300. Bem mais moderno e completo do que o painel analógico da antiga Sahara 350.
Preço, cores e versões
A nova Honda Sahara 300 já está nas lojas em três versões. Todas compartilham o mesmo quadro e motor e têm freios ABS, mas se diferenciam pelas cores e equipamentos. A versão Standard, na cor cinza metálico, tem preço público sugerido de R$ 27.090. Já a Sahara 300 Rally pintada nas cores vermelha, preta e branca, tem preço sugerido de R$ 27.690.
A grande novidade da Sahara 300 é a versão Adventure, que já vem equipada de fábrica para quem pretende se aventurar por aí. Com pintura na cor bege e grafismos exclusivos, a Sahara 300 Adventure tem protetor de carenagem e de motor, além de um para-brisa mais alto na cor cristal. Mais completa, a versão topo de linha tem preço sugerido de R$ 28.650.