A Triumph renovou sua big trail Explorer na linha 2017 e lançou uma nova versão de topo, batizada de XCx. Montada em Manaus e tabelada a R$ 70.900, a motocicleta traz recursos eletrônicos para deixar qualquer geek entretido e mais equipamentos, além de motor e visual atualizados, o que inclui para-lamas, laterais do motor e escapamento.
Outras novidades são o protetor de cárter, freio com ABS de curva, faróis auxiliares, controle de tração, embreagem hidráulica, suspensões eletrônicas e três modos de condução: estrada, chuva e off-road.
O motor de três cilindros e 1.215 cm³ ganhou 2 cv e agora gera potência de 139 cv e torque de 2,5 mkgf (eram 12,3). A entrega de força continua ocorrendo de forma gradual, mas graças aos modos de condução dá para deixá-la ainda mais suave, alterando a resposta do acelerador.
O câmbio manteve os engates curtos e suaves. A embreagem ficou mais “leve” – isso reduz o cansaço no trânsito – e traz um recurso que evita o travamento da roda quando o manete é liberado de uma só vez.
A eletrônica é outro destaque. A unidade de medição inercial (IMU) faz a leitura da inclinação, velocidade e giro das rodas para definir a intensidade de atuação do ABS e do controle de tração. Isso permite frear dentro da curva, sem perder a tangência.As novas pinças ajudaram a suavizar o funcionamento dos freios.
A ciclística, que já era boa, ficou melhor com as suspensões eletrônicas com dois modos: estrada e off-road. O sistema ajusta a pré-carga e o amortecimento, em até nove níveis, do mais firme ao mais suave.
No fora de estrada, esse recurso faz toda a diferença. Graças a ele, ficou mais fácil perceber as reações da moto e antecipar as mudanças de direção.
A posição de guiar é boa, principalmente por causa das pedaleiras. Já o guidom poderia ser um pouco mais recuado, o que permitiria manter os braços mais flexionados.
O novo painel é completo, oferece boa visualização e mais informações ao piloto.