MARCELO FENERICH
Assim como nos demais países em que controla suas operações, no Brasil a inglesa Triumph vai oferecer os 28 modelos de motocicletas que produz, entre urbanas, clássicas e estradeiras. De acordo com informações da empresa, as concessionárias abrirão as portas em julho.
Segundo uma fonte ligada à marca, as principais novidades serão a Tiger Explorer 1200, a Speed Triple R e a edição especial da Bonneville, chamada Steve McQueen, todas apresentadas durante o Salão de Milão (Itália), em novembro. “Como elas são vendidas na Argentina, trazer para cá é simples. Dá até para vir de caminhão”, afirma. A Daytona 675 e a Rocket III Roadster, modelos mais conhecidos por aqui, também estão a caminho.
Com o “maior” motor da família, a Explorer terá missão bem complicada. Ela disputará mercado com a BMW R 1200 GS e a Yamaha XTZ 1200Z Super Ténéré, motocicletas consagradas entre os brasileiros.
Seu visual é semelhante ao da versão de 800 cm³. Já o propulsor de 1.215 cm³ gera 137 cv, ante os 95 cv da “irmã” menor. Esse três-cilindros oferece força mais do que suficiente para mover os quase 260 kg da moto.
A Speed Triple R 2012 também tem tudo para agradar os fãs de modelos naked (sem carenagem). Além do motor tricilíndrico de 1.000 cm³, traz, como novidade, suspensão da marca Ohlins. O sistema utiliza a versão NIX30 na dianteira e amortecedor traseiro TTX36.
Há ainda freios da Brembo, rodas de alumínio forjado com cinco raios e componentes feitos de carbono, como as tampas dos radiadores.
A Bonneville Steve McQueen Edition é baseada na T100 e foi inspirada na Trophy TR6 que o ator e piloto teve por anos. Ela traz pintura “verde militar” e distintivos da marca na cor preta.
Nas tampas laterais há a assinatura do ator. Outro diferencial é o banco do tipo sela, que não tem espaço para garupa.