Oficina personaliza motos Cafe Racer

Localizada no Ipiranga, zona sul de São Paulo, Bendita Macchina quer entregar 4 motos por mês

Por 10 de set, 2014 · 3m de leitura.
Principais bases da Bendita Macchina são a CG 125 e a XT

As motos de estilo Cafe Racer estão na moda no Brasil. Em sintonia com essa tendência, a Bendita Macchina, no bairro do Ipiranga, na zona sul, prepara há um ano os chamados modelos CR. Os modelos são feitos pela oficina, principalmente, a partir de motocicletas de baixa cilindrada de Honda e Yamaha.

As bases preferidas são a CG 125, de anos variados, e a XT 225, geralmente de 1998. Com programação de entregar uma moto por mês desde que começou a funcionar, no dia 1º de setembro de 2013, a Bendita Macchina agora promete expandir a capacidade: fará quatro unidades a cada 30 dias. “A gente quer imprimir arte sobre rodas, fazer coisas diferentes, mas que se enquadrem no nosso estilo. Essa é a graça do negócio”, afirma um dos sócios, Rodrigo Marcondes.


Criadas por volta da década de 60, na Inglaterra, as motos Cafe Racer eram modificadas por jovens aspirantes a piloto que travavam pegas entre um café e outro. Cheias de estilo, eram personalizadas e tinham guidom baixo e curto, além de pedaleira recuada, para proporcionar uma posição de pilotagem mais esportiva.

Nos modelo da Bendita Macchina, em especial nas CG, o estilo é mais
livre, para não prejudicar a condução. “São motos cujo foco é desfilar
em trajetos curtos”, diz Marcondes.


Aceleramos duas motos da marca, a CG Errejota e a XT Jeremias. Com
chassis e motores preservados, elas mantêm a docilidade impregnada pela
engenharia japonesa em seus projetos originais. Mas o estilo
diferenciado (nenhuma moto sai igual da oficina) chama atenção. Há
esmero nos detalhes, como o nome da marca gravado nas manoplas e o
assento costurado à mão. As motos têm um ano de garantia e a primeira
revisão é grátis. Como cada modelo é personalizado de acordo com o gosto
do freguês, não há tabela ou preço sugerido.