MARCELO FENERICH
Para entrar em um segmento bastante concorrido, o de scooters, a Kasinski lança no mercado nacional o Prima 150, com preço sugerido de R$ 5.990. O modelo foi desenvolvido pela chinesa Zongshen. Apresentado no Salão Duas Rodas de 2009 – à época, foi anunciado o preço de R$ 5.290 -, o modelo se diferencia de seus concorrentes por trazer rodas de 13”, tanque de combustível com capacidade para oito litros de gasolina, motor de 12,2 cv e três anos de garantia. O líder de vendas, Suzuki Burgman, tem o mesmo preço, mas vem com rodas de 10”, tanque de seis litros e motor de 9 cv. Sua garantia é de um ano.
Para um scooter de baixa cilindrada, o Prima é bem ágil. Com o motor (fruto da parceria entre a italiana Piaggio e a Zongshen) girando acima dos 4.500 giros, ele ganha velocidade até em subidas íngremes. Suas rodas maiores também ajudam no bom comportamento. Garantem mais estabilidade ao veículo e melhoram o rodar em terrenos acidentados.
Outro destaque do Prima é o bocal do tanque, posicionado na parte interna do escudo. O piloto não precisa se levantar para abastecer nem tirar a chave do contato para abrir o compartimento de combustível. Basta girá-la para a esquerda.
Entretanto, falta espaço para o transporte de objetos. Sob o banco cabe um capacete e pequenos itens. Na dianteira há um vão para guardar chaves e documentos – mas sem tampa.