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Salão de Milão: os conceitos voltam a ter espaço entre as motos de produção
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Salão de Milão: os conceitos voltam a ter espaço entre as motos de produção

Conceitos antecipam modelos futuros ou são exercício de design e tecnologia das montadoras

José Antonio Leme, de Milão, Itália

07 de nov, 2019 · 8 minutos de leitura.

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Aston Martin revelou o conceito de sua primeira moto
Crédito:José Antonio Leme/Estadão
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Se cada vez mais os conceitos, entre carros ou motos, só surgem em modo virtual, o Salão de Milão (EICMA) 2019, mudou um pouco esse conceito com vários conceitos aparencendo em “carne e osso” para ser apreciado pelo público. Eles são submetidos a aprovação antes de chegarem a suas formas finais, como modelos de produção e atrações reais no próximo evento e também nas lojas.

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O custo de desenvolver conceitos que podem não ser aprovados em tempos anteriores, de vendas em baixa, quase acabou com esses projetos. Porém, eles voltaram com tudo esse ano, antecipando a entrada de algumas marcas em novos segmentos. Há também novos produtos para segmentos nos quais já trabalham.

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Veja os principais conceitos do EICMA

Honda CB4X

O time de design da Honda que fica em Roma, na Itália, criou o conceito CB4X. De linhas agressivas, como o nome sugere, usa um motor 4 cilindros em linha. Quando se transformar em um produto finalizado terá como missão brigar com BMW S 1000 XR na categoria das Sport Touring ou Crossover. O conceito foi mostrado em alumínio escovado, sem pintura e com luzes de LEDs. Elas transformariam as linhas em algo ainda mais agressivo. O conjunto fica completo com pneus esportivos calçados em rodas de 17″.


BMW R 18 e R 18 /2

A BMW mostrou presencialmente a R 18, modelo com estilo retrô que já havia surgido durante o encontro de antigos de Peeble Beach e virtualmente uma leitura mais moderna, a R 18 /2, que deve – essa sim – chegar a produção. Além do conceito trazer a marca alemã de volta ao conceito de motos cruiser, onde já esteve com a R 1200 C. Ela ficou conhecida como a “moto do James Bond”. O produto que surgir da R 18 terá um inédito motor boxer a ar de 1.800 cm³.

Kymco RevoNEX

A Taiwanesa conhecida por seus scooters especialmente está dandos passos maiores em direção ao futuro. A marca mostrou o RevoNEX, conceiteo de moto elétrica, ao estilo naked, que, segundo a marca, chegará às ruas em 2021. Diferentemente da maioria dos veículos elétricos, que tem câmbio de uma marcha, ela tem seis.


Segundo a Kymco, é possível acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e atingir a velocidade máxima de 205 km/h em 11,8 segundos. Ela tem ainda um controle de tração e anti wheeling (evitar que a moto empine) integrados. Há ainda um som artificial de motor criado pela Kymco. São quatro modos de condução. Eles mudam desde o comportamento do acelerador até o som artificial emitido.

Kawasaki EV Project

A Kawasaki tentou fazer passar despercebido o EV Project, apenas colocando entre as motos no estande, sem fazer qualquer divulgação. O projeto, claramente em fase inicial, coloca a Kawasaki no rumo das motos elétricas mantendo algumas premissas da marca. Como o chassi em treliça e, pelo que mostra a esportividade nas proporções do projeto.


Aston Martin Brough Superior AMB 001

O conceito mostrado ao lado de um Vantage da última geração mistura o design da Aston Martin com a engenharia da Brough Superior. Trata-se de uma centenária marca britânica de motocicletas que voltou à vida alguns anos atrás, produzindo em baixa escala modelos quase customizados. Segundo as empresas, a AMB 001 será produzida em escala limitada e terá itens como carenagem de fibra de carbono. O motor é um V2, turbo, que rende 180 cv para empurrar os 180 kg a seco da moto. De acordo com as marcas, apenas 100 unidades serão produzidas ao custo de 108 mil euros, cada. Isso dá cerca de R$ 490 mil.

Ducati Desert X e Scrambler Motard – Os dois conceitos apresentados pela Ducati no Eicma, a Desert X e a Scrambler Motard são baseados na Scrambler 1100 e na Scrambler 800, respectivamente. O primeiro aposta no estilo de uma aventureira com bastante aptidão off-road. Usa o motor dois cilindros em L que rende 84 cv. Ela traz roda de 21 polegadas na frente e de 18″ atrás, calçadas com pneus off-road. No estilo há faróis duplos de LED, ao estilo das aventureiras dos anos 80, como Yamaha Ténéré e a Africa Twin 750.


Já a Scrambler Motard aposta mais em esportividade apesar dos parcos 72 cv do motor de 803 cm³ e dois cilindros. Com suspensão elevada, posição de guiar avançada, guidão largo, banco listo e para-lamas altos e curtos, aposta no estilo de supermoto, ou motard. Ele mescla a posição de guiar de motocross, com rodas de 17″ com pneus esportivos.

Husqvarna Norden 901

O conceito da Husqvarna antecipa uma possível big trail da marca. O modelo é pensado em cima do motor dois cilindros de 899 cm³, uma variação do 890 da KTM 890 Duke R, que também foi revelada no salão, e cujas marcas pertencem ao mesmo grupo. Ela aposta no mesmo estilo das “irmãs” menores, Svartpilen e Vitpilen. Elas foram vendidas no Brasil em 2018, de pegada retrô moderna. Se for confirmada, virá com roda de 21 polegadas na dianteira e 18″ atrás com suspensões de longo curso.


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