A Triumph aproveitou o Bike Fest Tiradentes, em Minas Gerais, para apresentar pela primeira vez a Scrambler 1200 no País. O modelo começa a ser vendido em julho e, na versão de topo XE, chega por R$ 59.990.
O modelo vem complementar a linha de clássicas da marca equipadas com motor dois cilindros de 1.200 cm³. Na Scrambler 1200, o propulsor rende 90 cv e 11,2 mkgf. A transmissão é de seis marchas.
Além do estilo de clássica com pegada off-road, o que inclui pneus mistos e escapamento elevado no lado direito, tem suspensões reguláveis da Showa na dianteira e traseira Öhlins com reservatório externo de gás. Os freios são da grife Brembo com discos duplos de 320 mm na frente e simples de 255 mm atrás.
Nos dois modelos há cinco modos de condução (seis na XE com o off-road pro) e painel de TFT (digital colorido). Controle de tração e sistema ABS que podem ser desligados também fazem parte. Partida com chave presencial (Keyless), controle de velocidade de cruzeiro e luzes de LEDs também são de série.
Apesar da similaridade e da divisão de diversas peças, a Scrambler XE e XC tem diferenças no chassi. A XE, mais voltada ao off-road, tem um ângulo de cáster maior, de 26,9º contra 25,8º da XC.
O guidão também é mais largo, para ajudar na pilotagem off-road, e há manoplas tem aquecimento. A XE traz ainda a Unidade de Medição Inercial (IMU) de cinco eixos. Isso significa que a XE oferece ABS com frenagem em curva e controle de tração baseado no ângulo de inclinação.
Sistema de controle de GoPro
Uma novidade bem interessante da linha Scrambler 1200 é que ela é a primeira moto com suporte nativo para os sistemas da GoPro. Ou seja, pelo Bluetooth e usando o painel da moto você poderá controlar a sua câmera. Esteja ela presa na moto ou ao motociclista.