MARCELO FENERICH
Os maxi scooters, como são conhecidos os modelos com motores mais potentes, estão ganhando espaço. No Salão de Milão (Itália), encerrado na semana passada, três fabricantes levaram lançamentos importantes no segmento: BMW, Peugeot e Yamaha.
A alemã apresentou o C600 Sport e o C650 GT. Eles trazem motores de dois cilindros, 647 cm³ e 60 cv. O primeiro tem características esportivas, enquanto o ajuste do segundo é voltado ao conforto.
A marca francesa expôs diversos modelos com motores de dois e quatro tempos e até 400 cm3. O que mais chamou a atenção foi o Metropolis. Ele tem três rodas, sendo duas na dianteira, como os canadenses da Bombardier.
O motor de 400 cm³ gera 35 cv e, segundo informações da fábrica, pode levar o scooter a 150 km/h. Chave eletrônica, compartimento para navegador GPS e freio de estacionamento elétrico são alguns dos equipamentos de série.
Já a Yamaha apresentou o scooter Tmax 530. Desenvolvido para viagens, vem equipado com motor bicilíndrico, de oito válvulas, que gera 46,5 cv de potência a 6.750 rpm e 5,3 mkgf de torque a 5.250 giros. O tanque tem capacidade para 15 litros de gasolina. Ao menos por ora, nenhuma das fabricantes tem planos para vender os novos modelos no mercado brasileiro.