O comportamento de toda Ducati é agressivo como um furacão. E se fôssemos classificá-las como o fenômeno climático, a Streetfighter 848 receberia o selo de nível 5, por sua força arrebatadora. Tabelada a R$ 52.900, essa italiana é uma superesportiva sem carenagem e com visual para lá de chamativo.
O modelo se diferencia da 848 EVO, sua versão carenada, por ter 8 cv a menos no motor e 8 mm a mais no curso da suspensão traseira. Seu propulsor de 849 cm3 gera 132 cv a 10 mil rpm. Por isso, funciona muito bem em altos giros.
O câmbio de seis velocidades, com engrenagens de dentes retos, tem engates curtos e justos e não aceita erros nas trocas, sob pena de a marcha escolhida não “entrar”. Mas é possível “subir” as marchas sem acionar a embreagem.
Há controle de tração de oito níveis, recurso que ajuda a domá-la. A posição de guiar projeta o piloto à frente e convida a acelerar forte.
Em contrapartida, a moto é cansativa na cidade. O guidom inteiriço e elevado melhora a posição dos braços e coluna. Já o ângulo de esterço reduzido transforma as manobras em baixa velocidade em suplício.
Com suspensões ajustáveis, é fácil encontrar o melhor acerto para o piso e o peso do piloto. Os freios, da Brembo, são a disco e têm potência de sobra para parar a motocicleta.