Marcelo Fenerich
A linha 2011 da superesportiva japonesa Suzuki GSX-R1000 chega ao País pelos mesmos R$ 58.900 da tabela anterior. O destaque é o sistema de suspensão, que ganhou atualizações para melhorar a absorção de impactos.
Na dianteira, o novo sistema BPF inclui válvulas de compressão e retorno com maior diâmetro – que correm diretamente dentro de tubo interno, dispensando o uso de cartucho.
O motor de 999 cm³, quatro cilindros e16V também recebeu mudanças, segundo a Suzuki. Ele traz duplo comando de válvulas e gera 187 cv. O que chama a atenção são as boas respostas ao acelerador em qualquer regime de rotação.
A GSX-R100 traz inúmeras soluções eletrônicas para auxiliar a pilotagem. A embreagem conta com o SCAS, um sistema de assistência da Suzuki. O recurso diminui o retorno de torque reverso, propiciando reduções de marcha mais suaves.
Outra vantagem do sistema é suavizar o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marcha.
Das tecnologias em destaque, a S-DMS possibilita a escolha do modo de pilotagem de acordo com a preferência do condutor e as condições da pista.
Para essa Suzuki não requer grande esforço. Na roda dianteira o sistema de freios traz dois grandes discos ventilados de 310 mm de diâmetro. O disco traseiro tem 220 mm.
E para garantir conforto ao piloto, as pedaleiras da superesportiva são ajustáveis e o formado do tanque, que tem capacidade para 17,5 litros de gasolina, oferece bom encaixe para as pernas.