A Triumph apresentou dois modelos renovados no País, a big trail Explorer 1200 e a naked Speed Triple R. A Explorer 1200 deixa de ser oferecida em versão única, sendo comercializada nas versões XR e a de topo XCx por R$ 58.500 e R$ 70.500, respectivamente. A Speed Triple vem apenas na versão de topo R por R$ 59.500. Todas são montadas em Manaus.
As novas denominações tendem a criar motos voltadas a diferentes tipos de uso, como ocorreu com a Tiger 800. No caso da XR, versão de entrada, ela tem um apelo mais voltado ao asfalto, e a XCx tem uso fora-de-estrada.
Entre as mudanças que atendem ambas as versões, estão a nova embreagem hidráulica com alavanca de redução de torque, que deixa o acionamento do manete 30% mais leve, reduzindo o esforço do piloto. O visual também foi renovado, com novas laterais do tanque, para-lamas e escapamento. O painel de instrumento é inédito e tem mais informações.
Na XR há dois modos de condução (chuva e estrada), que mudam a entrega de potência e resposta do acelerador, controle de tração, freios com ABS e rodas de liga-leve. A suspensão tem ajustes manuais de compressão e retorno.
A XCx traz controle de ABS para frenagem em curva, que permite frear com a moto inclinada, mantendo a estabilidade e a trajetória, suspensões eletrônicas semi-ativas da WP com dois modos (automático e off-road), controle de velocidade de cruzeiro, aquecedores de manoplas, protetores de mão, barras de proteção do tanque, rodas raiadas, controle de tração e três modos de condução (chuva, estrada e off-road).
O motor três cilindros de 1.215 cm³ passou por melhorias e agora entrega 139 cv a 9.300 rpm e 12,5 mkgf a 6.200 rpm, além de estar até 5% mais econômico, segundo a companhia. O câmbio de seis marchas foi mantido.
Até o final do ano a empresa lançará ainda a versão de topo XCa, que adiciona ao pacote da XCx auxílio de partida em ladeira, mais dois modos de condução, para-brisa com ajuste elétrico, faróis auxiliares de LEDs, banco aquecido para piloto e garupa, controle de pressão dos pneus e pedaleiras usinadas.
Speed Triple R. A naked mantém o mesmo quadro, mas teve seu motor três-cilindros de 1.050 cm³ totalmente renovado. A marca afirma que foram feitas 104 alterações no propulsor e que entre as mudanças estão uma novas câmara de combustão, cabeça do cilindro, virabrequim e formato do pistão. O acelerador agora é eletrônico, o que tende a melhorar a resposta da moto. Os dados agora são de 140 cv e 11,4 mkgf.
O modelo traz agora tecnologias que até então não oferecia, como cinco modos de condução, controles de tração e freio ABS – ambos podem ser desligados.
Inicialmente a marca vai oferecer apenas a versão de topo R, que além das novidades no propulsor, que serve à toda linha, se diferencia por peças de fibra de carbono, como para-lamas e aletas do tanque de combustível, suspensões totalmente ajustáveis da Ohlins e peças de acabamento usinadas com melhor acabamento e visual.
Ofertas. A Triumph está oferecendo os modelos Explorer XR e XCx com preços promocionais. Para a Explorer XR, o preço é de R$ 56.990. Já a XCx está saindo por R$ 68.990.