A Triumph divulgou o preço das novas versões da Tiger Explorer, sua big trail de 1.215 cm³, que além da reestilização deixa de ser comercializada em versão única. A XR chega por R$ 58.500, enquanto a XCx será comercializada com preço de R$ 70.500, ambas chegam às lojas esta semana.
As novas denominações tendem a criar motos voltadas a diferentes tipos de uso, como ocorreu com a Tiger 800. No caso da XR, que é a versão de entrada, ela tem um apelo mais voltado ao asfalto e a XCx a uso para o fora-de-estrada e extremo.
Entre as mudanças estão a nova embreagem hidráulica com alavanca de redução de torque, que deixa mais leve o acionamento do manete, reduzindo o esforço do piloto. Há também controle de tração e ABS, além de dois modos de condução e rodas de liga-leve. Tudo isso é de série na XR.
No caso da XCx, versão intermediária da big trail, há ainda ABS para frenagem em curva, que mantém a moto estabilizada em caso de queda, suspensões eletrônicas semi-ativas da WP, controle de velocidade de cruzeiro, aquecedores de manoplas, protetores de mão, barras de proteção do tanque, rodas raiadas, controle de tração e três modos de condução.
O motor três cilindros de 1.215 cm³ passou por melhorias e agora entrega 139 cv a 9.300 rpm e 12,5 mkgf a 6.200 rpm, além de estar até 5% mais econômico, segundo a companhia. O câmbio de seis marchas foi mantido.
Até o final do ano a empresa lançará ainda a versão de topo XCa, que adiciona auxílio de partida em ladeira, mais dois modos de condução, o Sport e o personalizável, para-brisa com ajuste elétrico, faróis auxiliares de LEDs, banco aquecido para piloto e garupa, controle de pressão dos pneus e pedaleiras usinadas.