A Triumph apresentou a nova geração da sua naked de entrada, a Street Triple, que aposentou o antigo motor de 675 cm³ por um novo três cilindros de 765 cm³, isso para se manter competitiva na categoria abaixo de 1000 cm³, enquanto atende as necessidades de emissões de poluentes do Euro4. No Brasil, o modelo chega às lojas em julho.
Pela primeira vez a moto tem especificações de potência diferentes. São três versões nessa geração: S, com 115 cv, a R com 120 cv e a RS com 125 cv que se diferem também em tecnologia e qualidade das suspensões.
Na Europa, a geração que vai saindo de linha entregava 100 cv, enquanto no Brasil, para conseguir atender os níveis de emissões de poluentes e ruídos a moto foi “estrangulada”, entregando apenas 85 cv.
O motor três cilindros teve aumento de curso e diâmetro dos cilindros, além de mais de 80 novas partes, incluindo o vibrabrequim, pistões e cilindros de alumínio com tratamento para reduzir o atrito e minimizar as perdas.
Ela também ficou mais leve que a geração anterior em dois quilos em qualquer uma das versões. Outras novidades são o acelerador eletrônico, que permitiu adotar controle de tração e modos de pilotagem.
Nas versões R e RS há ainda embreagem deslizante, que evita o travamento da roda traseira em reduções muito fortes, um novo painel de instrumentos de TFT de 5″ que colorido consegue oferecer melhor visibilidade dos dados exibidos.
Exclusividade da RS é o sistema de quickshifter, que permite subir e descer as marchas sem o uso da embreagem e contador de voltas (lap timer). Nela também são cinco os modos de condução: Road, Rain, Sport, Track e um customizável.
Nela, as suspensões são de maior qualidade. Na dianteira usa bengalas Showa de 41 mm com ajuste de pré-carga, retorno e compressão, enquanto na traseira há um amotecedor Ohlins STX40 com reservatório. Os freios tambem são superiores, tem pinças monobloco radiais Brembo M50 com quatro pistões na frente e um na pinça traseira.
Versão R. Intermediária, a versão tem quatro modos de condução: Road Rain, Sport e um customizável. As suspensões são da Showa na frente e atrás. Os freios são Brembo, mas com pinças M4.32 de quatro e um pistão, respectivamente.
Versão S. Já a versão de entrada tem dois modos de condução apenas: Road e Rain. A suspensão Showa na frente e monoamortecida na traseira com ajuste de pré-carga. Os freios Brembo tem apenas duas pinças e não quatro como nas outras versões. Para todas os discos são de 310 mm na frente duplos e simples de 220 atrás.