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Triumph Street Triple 675R já está à venda
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Triumph Street Triple 675R já está à venda

Versão mais esportiva da naked Street Triple 675 tem preço de R$ 34.900

15 de out, 2013 · 2 minutos de leitura.

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  Triumph Street Triple 675R já está à venda

Apresentada durante o Salão Duas Rodas, a Triumph Street Triple 675R já está à venda nas concessionárias da marca. O modelo é baseado na Street Triple 675, mas traz novidades que visam melhorar a dirigibilidade. O preço cobrado pela novidade é de R$ 34.900.

Entre as alterações estão o sistema de suspensão regulável na dianteira e na traseira, novos freios mais eficientes – e com ABS de série – e geometria revisada. Na parte visual, o subquadro traseiro é pintado na cor vermelha, sendo que o mesmo tom se repete nas listras das rodas e no protetor do radiador. Por falar em cores, por aqui a moto será vendida em três tons: preto, branco e grafite

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O motor continua o mesmo da versão convencional, um tricilíndrico de 675 cm³. Ele rende 85 cv de potência e tem torque de 6,22 mkgf. O câmbio é de seis marchas.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.