A Kawasaki Versys 650 é uma big trail para quem busca conforto e não faz questão da aptidão off-road típica do segmento. As rodas de 17” com pneus esportivos dão à motocicleta vocação para rodar no asfalto. Montada em Manaus, a novidade parte de R$ 34.990. A versão Tourer, equipada com malas laterais e superior, além de faróis auxiliares, sai a R$ 39.990.
Nesta segunda geração, a Versys perdeu seu maior atrativo no visual, marcado pelos faróis assimétricos. Agora, esses elementos são duplos e deixaram a moto com um aspecto conservador. Ainda assim, a Kawasaki continua bonita.
De série há freios com ABS (não podem ser desligados), e para-brisa com ajuste de altura, o que ajuda muito a cortar o vento na estrada.
Motor
O motor é o bom dois-cilindros em linha de 649 cm3, que rende 69 cv e 6,5 mkgf. Esse propulsor tem baixo nível de vibração, mas uma característica de subida de giro mais agressiva. Isso deve agradar quem gosta de esportividade, porém seu funcionamento é áspero e bem ruidoso.
O câmbio de seis velocidades tem engates curtos e fáceis. O escalonamento entre as marchas é bom, mas a sexta poderia ser mais longa.
A ciclística é exemplar. O chassi tem boa rigidez e as suspensões, com ajuste de retorno e pré-carga na frente e atrás, tornam a Versys 650 bastante confortável.
O ângulo de esterço amplo deixa a motocicleta ágil mesmo em espaços apertados. Com isso, ela é prática para o uso na cidade. A posição de guiar também agrada.
As pernas do motociclista ficam levemente flexionadas e os braços, em boa posição, o que reduz o cansaço após longos percursos. O banco é confortável para piloto e garupa.
O painel de instrumentos da moto é simples. Traz conta-giros analógico e velocímetro digital, mas como projeta muitas informações, uma tela maior facilitaria a leitura.
Os freios, com disco duplo na frente (300 mm) e simples atrás (220 mm), têm capacidade de sobra para parar a Versys com bastante segurança.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido: R$ 34.990
Motor: 649 cm³, 2 cil, 8V, gasolina
Potência (cv): 69 a 8.000 rpm
Torque (mkgf): 6,5 a 7.000 rpm
Câmbio: Seis marchas
PRÓS E CONTRAS
+PRÓS
MOTOR: O torque sempre presente e as repostas esportivas são os
destaques do dois-cilindros.
+CONTRAS
PAINEL: Quadro de instrumentos é completo, mas poderia ter uma tela maior.