A Yamaha lançou a linha 2018 da Factor, sua moto mais vendida, com a novidade do sistema de freios combinados (UBS – Unified Brake System). Esse sistema aciona os freios dianteiros e traseiros juntos quando o piloto toca apenas no pedal de freio, evitando assim o travamento da roda traseira e equilibrando a moto durante a frenagem.
Outra novidade da linha é a opção da cor Vermelho Pepper e novos grafismos com o nome do modelo. O sistema UBS estará disponível apenas na versão ED (R$ 8.890) que tem como diferencial rodas de liga-leve e freio a disco dianteiro, enquanto a versão de entrada Factor 150 E, a R$ 7.990, segue com freios dianteiro a tambor e rodas raiadas.
Para as duas versões, o motor é o monocilíndrico de 150 cm³, flexível, que rende até 12,4 cv a 7.500 rpm e 1,3 mkgf a 5.500 rpm. A transmissão é de cinco marchas. Além da cor vermelha, há as opções preta e branca.