A Yamaha antecipou algumas das novidades que a empresa terá no Salão de Tóquio, que ocorre de 30 de outubro a 8 de novembro, no Japão.
Além do teaser do inédito carro que os japoneses de Iwata irão mostrar, terão dois conceitos de motos elétricas, a PED2 e a PES2, que são evoluções de conceitos anteriores e cuja produção deve iniciar em 2016, e um conceito de uma compacta com visual retrô.
O PED2 tem visual e dimensões de uma trail pequena, com cerca de 150 cm³ como a Crosser. O conceito pesa menos de 100 kg, o que faria dela um belo exemplar para encarar trilhas, apesar de não ter sido divulgado potência e a autonomia das baterias.
Já a PES2 é um conceito de esportiva carenada, bem mais próxima da realidade que a PES1. Ela tem um pacote de baterias removíveis que age também como parte da estrutura da moto. Mas o principal é que ela tem tração 2×2. Além da entrega de potência na roda traseira, a PES2 tem um motor no cubo da roda dianteira.
A suspensão dianteira também é revolucionária e tem apenas um garfo, e não os dois como é convencional. O peso dela também é baixo e não supera os 130 kg.
Visual retrô. A terceira novidade da Yamaha para o Salão de Tóquio é um conceito de uma compacta retrô. Batizada de Resonator, ela tem motor monocilíndrico de 125 cm³ e estilo dos anos 1950 e 1960 aplicado a uma moto menor, incluindo apliques de madeira.