O Volkswagen Golf GTi perdeu apenas 2,8% de valor no ano passado, indo de R$ 134.870 para R$ 131.041, enquanto que o Peugeot 208 GT teve desvalorização de 13,3%, saltando de R$ 84.490 para R$ 73.245. O levantamento da KBB Brasil, empresa especializada na precificação de carros novos e usados, mostra uma realidade que já é bem comum no mercado brasileiro. Mas a pergunta é: esse diferença absurda se justifica, ainda mais em uma versão esportiva, voltada para puristas? A resposta é não.
Por força de mercado, é claro que o carro da Peugeot desvalorizaria mais. Mas não há nenhuma grande história envolvendo a durabilidade do 208, em especial a do GT. Não há nenhum problema crônico, vício oculto de produto, nadinha. Muito pelo contrário, o 208 (e o GT ainda mais) é um belo carro. Bonito, gostoso de dirigir e com ótimo desempenho nesta versão esportiva.
+ Carros para comprar até R$ 100 mil
1/8
Hyundai Creta Pulse Plus 1.6
R$ 92.990. É a melhor versão disponível do Creta. Tem todos os esquipamrntos do carro e o motor 1.6 casa muito bem com o carro em termos de economia e desempenho. Não precisa do 2.0
2/8
Toyota Corolla 1.8 GLi Couro
R$ 90.990. É a versão básica do sedã médio mais vendido do Brasil, mas já com os bancos de couro, fugindo dos de tecido criado para PCD
3/8
Citroën C4 Cactus Shine 1.6 THP
R$ 99.990. Esta é a versão de topo do carro, bem completa, que tem preço competitivo perante seus rivais. O Cactus tem ganhado diversos comparativos
4/8
Honda HR-V EX
R$ 98.700. Versão intermediária do SUV, é bem equipada com quatro air bags, ar-condicionado digital e câmera de ré, entre outros equipamentos legais
5/8
Nissan Kicks 1.6 SL
R$ 98.990. É a versão de topo sem o pacote Tech, que inclui alerta de colisão e faróis de LED. Todo o resto ele tem, até a câmera 360
6/8
Volkswagen Jetta 250 TSI
R$ 99.990. É a versão com motor 1.4 Turbo. Embora seja bem equipada, é a versão básica do carro e não tem tantos mimos assim, mas acabou de ser lançada
7/8
Fiat Toro Endurance 1.8 AT6
R$ 94.990. É a versão de entrada da Toro. Para quem não abre mão do modelo, funciona, já é bem equipada. Mas o motor 1.8 Flex deixa a desejar. Ainda assim, é a picape de porte grande mais acessível que tem
8/8
Honda Civic Sport Automático
R$ 98.900. Tem um visual interessante, mais esportivo, e agora na versão com transmissão AT ficou mais vantajosa, já que antes só tinha câmbio manual
O Golf é o Golf, óbvio, um carro à prova do tempo. Mas isso não é um comparativo. Nem seria justo, um é compacto, o outro médio. Os preços são bem diferentes, a potência também, e por aí vai. Aqui, a comparação é mais de marca, e o 208 não merece ser tão desvalorizado assim pelo mercado.
Há toda aquela história de pós-venda, manutenção cara, fragilidade do produto e coisas do tipo que hoje em dia não configuram mais. Ou não configuram tanto a ponto de uma desvalorização ser quatro vezes maior.
É uma pena a Peugeot ainda não ter virado o jogo nesta questão de imagem institucional, porque há bons produtos nesta nova safra de carros, como o 3008 e o 208, um compacto premium que deveria parar em mais garagens por sua qualidade.
+ Os usados mais vendidos em janeiro
1/10
10 - FORD KA - 18.002 UNIDADES
2/10
9 - TOYOTA COROLLA - 18.197 UNIDADES
3/10
8 - FIAT SIENA - 19.805 UNIDADES
4/10
7 - CHEVROLET CORSA - 21.525 UNIDADES
5/10
6 - FORD FIESTA - 22.578 UNIDADES
6/10
5 - VOLKSWAGEN FOX - 23.777 UNIDADES
7/10
4 -CHEVROLET CELTA - 27.577 UNIDADES
8/10
3 - FIAT UNO - 43.752 UNIDADES
9/10
2 - FIAT PALIO - 46.865 UNIDADES
10/10
1 - VOLKSWAGEN GOL - 72.854 UNIDADES
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.