O Volkswagen Golf GTi perdeu apenas 2,8% de valor no ano passado, indo de R$ 134.870 para R$ 131.041, enquanto que o Peugeot 208 GT teve desvalorização de 13,3%, saltando de R$ 84.490 para R$ 73.245. O levantamento da KBB Brasil, empresa especializada na precificação de carros novos e usados, mostra uma realidade que já é bem comum no mercado brasileiro. Mas a pergunta é: esse diferença absurda se justifica, ainda mais em uma versão esportiva, voltada para puristas? A resposta é não.
Por força de mercado, é claro que o carro da Peugeot desvalorizaria mais. Mas não há nenhuma grande história envolvendo a durabilidade do 208, em especial a do GT. Não há nenhum problema crônico, vício oculto de produto, nadinha. Muito pelo contrário, o 208 (e o GT ainda mais) é um belo carro. Bonito, gostoso de dirigir e com ótimo desempenho nesta versão esportiva.
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Continua depois do anúncioO Golf é o Golf, óbvio, um carro à prova do tempo. Mas isso não é um comparativo. Nem seria justo, um é compacto, o outro médio. Os preços são bem diferentes, a potência também, e por aí vai. Aqui, a comparação é mais de marca, e o 208 não merece ser tão desvalorizado assim pelo mercado.
Há toda aquela história de pós-venda, manutenção cara, fragilidade do produto e coisas do tipo que hoje em dia não configuram mais. Ou não configuram tanto a ponto de uma desvalorização ser quatro vezes maior.
É uma pena a Peugeot ainda não ter virado o jogo nesta questão de imagem institucional, porque há bons produtos nesta nova safra de carros, como o 3008 e o 208, um compacto premium que deveria parar em mais garagens por sua qualidade.