208 GT desvaloriza quatro vezes mais que o Golf GTi

Levantamento feito pela KBB Brasil mostrou uma realidade esperada, mas que é bastante injusta

Peugeot 208 GT Crédito: Crédito: Peugeot/Divulgação

O Volkswagen Golf GTi perdeu apenas 2,8% de valor no ano passado, indo de R$ 134.870 para R$ 131.041, enquanto que o Peugeot 208 GT teve desvalorização de 13,3%, saltando de R$ 84.490 para R$ 73.245. O levantamento da KBB Brasil, empresa especializada na precificação de carros novos e usados, mostra uma realidade que já é bem comum no mercado brasileiro. Mas a pergunta é: esse diferença absurda se justifica, ainda mais em uma versão esportiva, voltada para puristas? A resposta é não.

Por força de mercado, é claro que o carro da Peugeot desvalorizaria mais. Mas não há nenhuma grande história envolvendo a durabilidade do 208, em especial a do GT. Não há nenhum problema crônico, vício oculto de produto, nadinha. Muito pelo contrário, o 208 (e o GT ainda mais) é um belo carro. Bonito, gostoso de dirigir e com ótimo desempenho nesta versão esportiva.

+ Carros para comprar até R$ 100 mil

Continua depois do anúncio

Veja mais: detalhes da galeria

O Golf é o Golf, óbvio, um carro à prova do tempo. Mas isso não é um comparativo. Nem seria justo, um é compacto, o outro médio. Os preços são bem diferentes, a potência também, e por aí vai. Aqui, a comparação é mais de marca, e o 208 não merece ser tão desvalorizado assim pelo mercado.

Há toda aquela história de pós-venda, manutenção cara, fragilidade do produto e coisas do tipo que hoje em dia não configuram mais. Ou não configuram tanto a ponto de uma desvalorização ser quatro vezes maior.

É uma pena a Peugeot ainda não ter virado o jogo nesta questão de imagem institucional, porque há bons produtos nesta nova safra de carros, como o 3008 e o 208, um compacto premium que deveria parar em mais garagens por sua qualidade.


+ Os usados mais vendidos em janeiro

Veja mais: detalhes da galeria

Mais Artigos

O novo normal dos carros 0KM está caro demais?

Vários fatores contribuem para o preço elevado dos automóveis vendidos no Brasil. Mas outros gastos também atrapalham na hora de ter um 0Km na garagem

Preço do carro no Brasil foge da lógica

Queda nas vendas geralmente significa desconto no preço, menos na indústria automotiva. E a culpa não é necessariamente das montadoras

Falta de um e-commerce robusto vai sair caro para as montadoras

Método presencial de vendas de carros entrou em colapso com a pandemia do coronavírus e montadoras ainda não têm ferramentas para reverter este quadro

SUVs e picapes deverão sair mais fortalecidos da pandemia

SUVs e picapes com visual mais abrutalhado já estavam surgindo como uma tendência que tem tudo para se fortalecer após a pandemia do coronavírus

Novo Onix Sedan é flagrado em São Paulo

Novo Chevrolet Onix Sedan foi flagrado rodando com pouca camuflagem em São Paulo em últimos testes antes do lançamento em setembro

Kwid finge ser de outra família e decola

Renault Kwid foi o único dos subcompactos que decolou em vendas. Motivo: fingiu que era um SUV

Continua depois do anúncio