O veterano Volkswagen Gol está há 10 anos sem ganhar uma nova geração. O campeão do mercado por 26 anos até recebeu duas reestilizações no período, a última em 2016, mas nada que mudasse radicalmente o modelo de uma década atrás, o bom G5.
Porém, a idade avançada do Gol não parece estar atrapalhando sua vida no mercado. Tanto que ele ficou na quarta posição no ranking de vendas em agosto, com 6.628 unidades emplacadas. Este número está há anos luz do Chevrolet Onix, o líder atual, que teve incríveis 21.763 entregas. Ou bem distante até mesmo do terceiro colocado, o Ford Ka, que foi parar em 10.118 garagens.
Leia mais:
Publicidade
Porém, o Gol não tem sido o alvo preferencial do marketing da Volkswagen, que escolheu corretamente o Polo. Justamente por isso, a força do hatch no mercado merece ser louvada, aliás, por muitos aspectos. O carro é bom, não há como negar. O motor 1.0 de três cilindros é muito eficiente e o 1.6 de até 120 cv mostra bom torque.
Já o câmbio, o excelente MQ200, parece ter a capacidade de ficar bom em qualquer carro e deixa a condução manual das marchas suave e divertida. Fora o powertrain, a suspensão é robusta, o espaço interno é bom, há um multimídia interessante… Ou seja, tirando a “casca” já uma pouco ultrapassada, o pacote do carro é dos mais interessantes em termos de modelo de entrada no Brasil.
Veterano é boa compra racional
Para quem não liga de ter o carro da moda e busca uma aquisição mais racional, conhecer o Gol pode ser o ponto que faltava na decisão de compra. Que de jeito nenhum vai causar arrependimento. A não ser pelo preço do seguro em alguns locais. Mas aí não é culpa da Volkswagen né…
Veja mais: Os 20 carros mais vendidos de agosto
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.