Onboard

Corolla: de tiozão a garotão elétrico

Toyota Corolla chega no ano que vem com nova plataforma, tecnologia híbrida, motor e câmbio voltados para esportividade e sem o reloginho digital no painel

Diego Ortiz

02 de dez, 2018 · 3 minutos de leitura.

corolla" >
Toyota Corolla Hybrid
Crédito: Crédito: Toyota/Divulgação

O Toyota Corolla é o rei dos sedãs, um dos carros mais amados pela classe média brasileira e um modelo que dificilmente é criticado por sua dirigiblidade ou problemas mecânicos. É um baita produto. Mas, mesmo assim, continua sendo alvo de críticas por ser um carro de gente mais velha, com acabamento careta e com o indefectível reloginho digital no painel.

Mas esses tempos de Vôrolla vão acabar em agosto do ano que vem. É neste mês, a princípio, que o novo Corolla será produzido no Brasil, em nova geração, finalmente global e alinhada à versão norte-americana pela primeira vez. Sim, há algumas diferenças nos faróis e na grade, mas nada muito significativo.

Publicidade


Porém, a notícia mais importante é que, além de ser global, o Corolla será o primeiro sedã médio do mercado brasileiro com tecnologia híbrida. Melhor ainda: híbrida flex. Se não bastasse essa dose de rejuvenescimento, ele deixará seus rivais comendo poeira em termos de tecnologia de propulsão. De antiquado a vanguarda em apenas uma geração. Baita xeque-mate da Toyota.

Nova plataforma para o Corolla

Será a primeira vez que o sedã usará a plataforma TNGA do Prius. Ela permite uma modularidade de tipos de motores e combustão que o Corolla precisa. Além disso, ela também abre caminho para os próximos modelos que a marca lançará aqui, incluindo um SUV. Mesma plataforma em vários carros é sinônimo de economia em desenvolvimento e manutenção, que o diga a Volkswagen que usa a MQB em tudo.


Fora a versão híbrida, que terá consumo perto dos 18 km/l, a Toyota está trabalhando na nova geração do motor 2.0 aspirado. Ele casará com com as mudanças no câmbio CVT para dar mais esportividade ao modelo. Sim, isso mesmo, a Toyota quer deixar o Corolla mais esportivo. Ahh, e o reloginho também não existe mais. É ou não é um sonho!

Veja mais: Os carros mais fáceis e baratos de reparar do Brasil

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.