A Toyota vai mostrar no Salão de Tóquio o Corolla GTi, um hot hatch que pode mudar a imagem do sedã japonês em um futuro próximo. Mesmo que um hatch não seja um sedã, o nome Corolla estará lá estampado nele, e se o carro passar da fase de conceito e chegar às ruas, os benefícios para a linha toda seriam imensos.
No final dos anos 80 o Corolla teve uma conceituada versão 1.6 GTi, que rivalizava com outros hatch esportivos, como o Peugeot 205 GTi, pelo posto de hatch mais endiabrado nos poucos países em que foi vendido. Desde lá, a marca não conseguiu emplacar nenhuma derivação esportiva do Corolla com maestria, deixando para o sedã o posto de carro mais vendido do mundo e um apelido indesejável: Vôrolla.
Informações preliminares dão conta de que o Corolla GTi teria um 2.0 Turbo que geraria cerca de 250 cv. Junta-se isso a excelente e sólida plataforma do carro e o ajuste de suspensão praticamente perfeito e temos um carro capaz de fazer as mãos suarem de emoção.
Continua depois do anúncioEu, particularmente, já não tinha muitas esperanças de me emocionar um dia com o Corolla, carro que não tem defeitos e, justamente por isso, não causa nenhum tipo de sentimento. Mas agora parece que o jogo virou, não é mesmo? Essa potência é maior que a do Volkswagen Golf, carro pelo qual eu tenho um apreço quase simbiótico.
Isso vai ao encontro do que o CEO da Toyota, Akio Toyoda, disse em um decreto emitido para a empresa em janeiro deste ano. “No more boring cars”. Carros chatos nunca mais, em tradução livre, é um lema que a marca quer passar a adotar, e a prova disso são suas apresentação programadas para o Salão de Tóquio, que além do Corolla GTi, são o novo esportivo Supra e o roadster S-FR.
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