Novo SUV compacto da Toyota no Brasil não será da Toyota

SUV DN Trec, da Daihatsu, será o carro chefe da marca em sua volta ao Brasil até 2020

Daihatsu DN Trec Crédito: Crédito: Daihatsu

A Daihatsu hoje é uma espécie de marca de baixo custo da Toyota, assim como a Dacia é para Renault. A marca japonesa já confirmou sua volta ao Brasil nos próximos anos e seu carro chefe será a versão final do DN Trec, SUV compacto que será mostrado mês que vem no Salão de Tóquio.

Portanto, meu amigos, o esperado primeiro utilitário esportivo da Toyota no Brasil não terá o logo da marca no capô, e sim o da Daihatsu. Ainda não sei como a Toyota irá trabalhar a imagem de sua filha mais modesta no País, mas já sabemos de longa data que a marca não joga para perder e que a briga com o SUVs menores como o Ford EcoSport e até com pseudo-utilitários, como o Honda WR-V, será frenética.

O CH-R, SUV maior e com visual esportivo que a Toyota já vende no mercado mundial só virá ao Brasil em versão híbrida, para atender o nicho “verde” da fabricante no País, composto pelo Prius. Aliás, se o Prius é basicamente um Corolla híbrido, o CH-R é um RAV-4 com motores a gasolina e elétrico.

Continua depois do anúncio

Falando um pouco mais agora do carro que será vendido no Brasil, o DN Trec (que vai mudar de nome na versão final) usa a plataforma DNGA, versão mais simples da TNGA, que já é usada no Prius. Ele tem 3,98 metros de comprimento, 1,69 metro de largura e 1,60 metro de altura.

A parte mecânica do conceito ainda não foi divulgada, mas no Brasil usará o mesmo powertrain do Etios, um 1.5 flexível de até 107 cv com etanol e opção de câmbio automático de quatro marchas.

Com visual bem generalista, tanto na frente quanto na traseira, se tiver um preço realmente bom, a chances do jipinho cair no gosto dos clientes que gostam de carros japoneses são imensas.


 

VEJA TAMBÉM: DEZ CARROS QUE NÃO VENDEM NADA


Veja mais: detalhes da galeria

Mais Artigos

O novo normal dos carros 0KM está caro demais?

Vários fatores contribuem para o preço elevado dos automóveis vendidos no Brasil. Mas outros gastos também atrapalham na hora de ter um 0Km na garagem

Preço do carro no Brasil foge da lógica

Queda nas vendas geralmente significa desconto no preço, menos na indústria automotiva. E a culpa não é necessariamente das montadoras

Falta de um e-commerce robusto vai sair caro para as montadoras

Método presencial de vendas de carros entrou em colapso com a pandemia do coronavírus e montadoras ainda não têm ferramentas para reverter este quadro

SUVs e picapes deverão sair mais fortalecidos da pandemia

SUVs e picapes com visual mais abrutalhado já estavam surgindo como uma tendência que tem tudo para se fortalecer após a pandemia do coronavírus

Novo Onix Sedan é flagrado em São Paulo

Novo Chevrolet Onix Sedan foi flagrado rodando com pouca camuflagem em São Paulo em últimos testes antes do lançamento em setembro

Kwid finge ser de outra família e decola

Renault Kwid foi o único dos subcompactos que decolou em vendas. Motivo: fingiu que era um SUV

Continua depois do anúncio